Page 11 - Informativo AICITA - Junho 2014

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Junho / 2014
Entre os dias 2 e 12 de julho, Itatiba vai sediar a 58ª edição dos
Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Este
é o segundo ano consecutivo que a cidade promove os Jogos. Ao todo,
mais de 50 cidades com quase dez mil esportistas estarão alojados
nas escolas municipais e toda a cidade vai ser beneficiada com a
presença deles.
Do Bairro dos Pires, ao Recanto dos Pássaros, do Cecap ao San
Francisco, todos os bairros receberão estes esportistas. A Associação
Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) indica que os comerciantes
aproveitem esta oportunidade, disponível para todo segmento de lazer,
varejista e de serviços, tais como supermercados, bares, restaurantes,
cinema, lojas esportivas, vestuário, drogarias e comércio de artigos de
lembrança, como camisetas, artesanatos epresentes.
Comunique-se comeste público
Segundo informou a Prefeitura de Itatiba, são várias as formas
de aproveitar esta oportunidade para comunicar com este público.
Primeiro, é ser parceiro da Secretaria de Esportes. Depois, com
anúncios na mídia (o JORNALDE ITATIBA– Diário será distribuído em
todos os alojamentos), estar em eventos (desfiles, shows,
exposições), nas premiações aos atletas, com distribuição de material
de divulgação, promoções e brindes voltados a este público.
Mas, não adianta ficar esperando este público circular pelos
centros comerciais e lojas, pois estes esportistas/turistas/consumidores
estarão dispersos pela cidade toda. Assim, a dica é ser ativo, segmentar
e saber qual cidade está alojada em qual escola (esta informação estará
disponível no site jogosregionais.itatiba.sp.gov.br).
Consumo nos alojamentos
Para planejar suas ações, vale verificar se próximo ao seu
A boa notícia para os comerciantes é que a maioria das delegações compra a alimentação para
suas equipes na cidade-sede dos Jogos
EVENTO NA CIDADE
Comerciantes devem aproveitar oportunidades com os Jogos Regionais
estabelecimento tem algum alojamento e quantos atletas estarão ali
hospedados. A maioria das delegações compra a alimentação para
suas equipes na cidade-sede dos Jogos. Leite, pão, carne, verduras e
produtos da cesta básica dos atletas serão comprados em Itatiba,
alémdemuitas pizzas, artigos esportivos, medicamentos, etc.
Por isso, este é um grande momento para que a cidade e os
comerciantes divulguem seus serviços e, principalmente, seu
potencial turístico e as suas principais atrações. Se não tiver nenhuma
delegação alojada próximo ao estabelecimento, a dica é oferecer o
serviço de delivery.
Além da alimentação dos atletas nos locais de competição
também há uma grande movimentação econômica nos bares dos
clubes e praças esportivas. Os atletas consomemmuitos salgadinhos,
doces, águas e refrigerantes.
Artigo
Como montar a sua equipe de vendas
Você está para abrir seu próprio negócio e precisa de vendedores. Já pesquisou empresas similares, viu
como fazem, mas ainda está com dúvidas sobre como montar sua equipe, o que é comum pelos relatos de
empreendedores iniciantes. Comece então por definir bem o perfil de vendedor que busca; isso inclui idade, sexo,
motivação para o cargo, experiência anterior, escolaridade, etc. Esses atributos devem estar de acordo com as
tarefas que o profissional terá que exercer, que engloba, além das vendas, promoção, prestação de serviços e
obrigações administrativas.
A estruturação do grupo de vendedores deve considerar o tamanho do empreendimento, o produto e suas
características (nível tecnológico, por exemplo) e onde estão os clientes. Organize a atuação das pessoas para
evitar o que popularmente se chama “bater cabeça”, isto é, aquela situação em que um atravessa os domínios do
outro e ninguém se entende. Para essa ordenação, distribua os integrantes da equipe por regiões e permita que eles
vendam todo o portfólio. Assim, poderão conhecer a fundo os clientes, se aproximar deles e gerenciar melhor os
deslocamentos.
Outra forma é deixar a cargo de cada vendedor um produto ou conjunto de produtos. É uma boa fórmula
quando se trata de mercadoria que requer conhecimento técnico e o cliente exige assessoria qualificada. Há casos
em que a empresa vende para diferentes tipos de público. Isso torna necessário ter vendedores especializados nos
diferentes tipos de consumidores.
Outros pontos importantes: vendedor precisa de capacitação, portanto, mantenha-o atualizado e afinado
com os objetivos do negócio. Também necessita de motivação. Abra um canal de comunicação com ele, dê
feedback, oriente, faça-o sentir-se integrado à empresa. Procure remunerá-lo em um patamar competitivo com seu
mercado e ofereça benefícios (pesquise opções condizentes com seu caixa) para não perder
talentos facilmente. Em linhas gerais, esse é umbom roteiro.
Bruno Caetano,
diretor-superintendente do Sebrae-SP