Página 11 - junho2015.cdr

Versão HTML básica

11
Junho / 2015
É desnecessário falar do ritmo de mudanças do nosso mundo
atual. A velocidade com que as coisas acontecem hoje é, ao mesmo
tempo, fantástica e assustadora. Uma pesquisa recente com grandes
executivos e empresários mostrou que as mudanças tecnológicas
representam o maior receio para empresas e seus comandantes. Uma
nova tecnologia pode acabar, do dia para a noite, com um produto ou
até mesmo com um negócio inteiro. Empresas que fabricavam apenas
câmeras fotográficas, máquinas de escrever e pagers que o digam. E
isso é apenas o começo.
Lembro-me muito bem das minhas aulas de marketing quando
fiz o meu primeiro MBA Executivo em 1998. De lá pra cá, mudou tanta
coisa que dá até vertigem. Amídia se fragmentou (zilhões de canais de
TV a cabo, revistas, blogs, etc), o consumidor mudou, as formas de
pagamento mudaram e a internet criou um novo e revolucionário canal
de vendas, para não falar de outras mudanças. Em outras palavras,
posso garantir que tudo o que aprendi sobre estratégias de marketing
para conquistar e manter clientes serve para muito pouco hoje, exceto
os conceitos básicos e eternos sobre relacionamento, bom
atendimento e empatia. Nunca parei de estudar e acabo de voltar
formalmente para a cadeira escolar, cursando o meu pós-MBA e me
atualizando sobre o presente e o futuro da gestão de empresas. Ou
faço isso, ou estoumorto como profissional.
Duas perguntas estão entre as mais feitas em entrevistas de
empregos para vagas de liderança são: 1. Na sua visão, o que você tem
de diferente dos seus pares? 2. O que você fez nos últimos seis meses
para ampliar a sua fronteira de conhecimento?Asegunda pergunta toca
exatamente neste tema de hoje: atualização contínua. Além disso, nos
deixa uma grande provocação: até quando vale um conhecimento
apresentadoemumcurrículoouescrito emumdiploma?
Nenhuma área está isenta desta pergunta. Nenhuma. Por que
os (bons) médicos vivemem congressos e simpósios? Por que a turma
de Tecnologia da Informação não deixa de estudar nunca? A razão é
simples: quem parar de se atualizar está morto. Está fora do mercado.
E isso só se explica pelo fato de que a velocidade com que as novas
descobertas chegam e matam as "verdades" temporárias que
vigoravamaté ontemé brutal.
Portanto, hoje tenho uma convicção muito forte. Sei que para
alguns poderá parecer umdevaneio ou um surto psicótico, mas é o que
penso e quero colocar aqui para você analisar, refletir e formar a sua
opinião, contra ou a favor. Acho que, hoje e no futuro, muitos dos
conhecimentos acumulados poderão ser úteis apenas por um tempo
determinado. Também acredito que, em breve, os diplomas terão
prazo de validade, assim como remédio, requeijão e pão. Nas áreas
influenciadas por mudanças tecnológicas ou de comportamento das
pessoas, não tenho dúvida alguma. Em áreas de formação humana e
raciocínio quantitativo, posso até discutir.
Veja, não quero aqui dizer que algo que foi estudado há anos não
valha mais nada. Não é isso. Praticamente todas as áreas do
conhecimento deixamseus legados e suas bases, que são atemporais e
que constroemuma base de pensamento. Mas quando falamos de áreas
de aplicação (administração, engenharia, medicina e negócios), a
influência das mudanças e novas descobertas é tão forte que,
literalmente, destroem verdades do dia para a noite. Nestas áreas,
acredito que o conhecimento desenvolvido em um período terá validade
atéomomentoemqueumnovo conhecimento jogue-opor terra.
Por isso, mais uma vez, reforço a importância da constante
atualização. Os profissionais que queiramsobreviver e crescer precisam
ter uma agenda de educação continuada bem construída e executada,
porque embreve umcurso, pormelhor que seja, terá prazode validade.
*Marcelo Veras, CEO da Atmo Educação, é sócio e
membro do conselho da Unità Educacional e da
AYR Consulting Worldwide – Consultoria de
Inovação. Graduado em Engenharia Química, com
Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA
Executivo emMarketing e em Gestão de Negócios,
é master em Tendências, Coolhunting e Gestão da
Inovação, professor de Marketing, Estratégia
Empresarial e Planejamento de Carreira em cursos
deMBAExecutivos, temexperiência de 20 anos em
empresas. Autor/organizador dos livros Métodos
de Ensino para Nativos Digitais (Atlas, 2010) e
Gestão de Carreira e Competências (Atlas, 2014).
Palestra deAtualização Profissional
Marcelo Veras é umdos convidados paraministrar
a Palestra de Atualização Profissional, uma ação
da Aicita, por meio do Programa Parceria
Continuada. O evento está agendado para o dia 11
de agosto, uma terça-feira, às 19h30, no Teatro
Ralino Zambotto.
Por Marcelo Veras*
SOBRE CARREIRA
Conhecimento com prazo de validade