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Novembro/2015
Loja física, catálogos, internet, telefone e presença em redes sociais.
Com tantos canais de compra e produtos similares oferecidos ao cliente, o
atendimento de qualidade é fundamental para conquistar emanter uma clientela
cada vezmais crítica, que rejeita comunicaçãonãopersonalizada.
Mais que nunca, o consumidor escolhe a empresa que o serve bem,
que o conhece pelo nome. Então, oriente seu vendedor a ouvir e dar atenção
a tudo o que o cliente expressar, identificando suas necessidades.
Lembre-se que um cliente insatisfeito se torna seu concorrente,
compromete sua credibilidade no mercado e faz com que você perca novas
oportunidades de realizar bons negócios. No caso de queixa ou reclamação
não fundamentada pelo cliente, dê os esclarecimentos necessários,
informando que houve uma confusão de sua parte. E, ao final de cada
atendimento, acompanhe o cliente até a porta e se despeça dele de forma
atenciosa, demonstrando atenção e cortesia. Além destas dicas do Sebrae-
SP, confira no quadro desta página o que deve ser evitado.
Cuidado!
Comportamentos que podem “espantar” o cliente
1-Agir com má vontade, tentando se livrar rapidamente do cliente sem
resolver o problema dele
2-Agir como um robô. Repetir sempre a mesma coisa, da mesma
maneira, com os mesmos movimentos, como se estivesse sempre
atendendo omesmo consumidor
3-Conversar mascando chiclete, cheirando a cigarro, usar gírias ou
dar explicações muito técnicas
Bom atendimento mantém clientes e atrai novos compradores
O empresário Adênio Antonio Costa, da Caseirita, uma pequena indústria de biscoitos,
doces e salgados de dez anos de fundação, foi destaque em publicação de outubro do Jornal de
Negócios do Sebrae-SP Jundiaí e Região.
Isso porque ele participa do Sebrae Inova, programa de parceria com entidades do
Sistema S e empresas especializadas contratadas que contempla cerca de 600 soluções
integradas e direcionadas a tornar as micro e pequenas empresas (MPEs) mais competitivas e
eficientes.
“Minha expectativa é de que o Sebrae Inova, com seus técnicos especializados, ajude-me
a clarear as ideias e aumentar a produção, sem aumentar os gastos”, disse Costa, que aguarda o
diagnóstico final da ação na Caseirita.
“O Sebrae Inova vai até a empresa acompanhar a produção, verificar os pontos a melhorar e auxiliar na otimização do processo produtivo”,
explicou a consultora de negócios Raquel Zabotto Chiusoli, do Escritório Regional do Sebrae-SP em Jundiaí. Empresas interessadas em participar do
programa podem solicitar informações no Posto deAtendimento ao Empreendedor (PAE) de Itatiba, pelo 3183-0630.
4-No calor, há outro problema estético que deve ser evitado: o suor.
Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que está
transpirando. Dá uma impressão ruim, de desleixo
5-Falar demais. Contar toda a história pessoal e não ouvir, realmente,
o que o cliente quer
6-Olhar de forma arrogante. Medir o cliente de cima para baixo, com
ar de desdém, como se ele não soubesse de nada ou não tivesse
como pagar pelo produto que está olhando
7-Ser frio na hora do atendimento. Não demonstrar que se importa
como cliente. Tratar o consumidor de forma distante
8-Ser inflexível. Dizer, sem consultar seus superiores, que sente
muito e não pode fazer tal coisa
9-Tratar o cliente como peteca. Dar informações incorretas e mandar o
consumidor para diversos setores da loja
10-Trocar o nome do cliente, mesmo depois de ter perguntado duas
vezes para ele
Empresário de Itatiba é destaque em publicação do Sebrae-SP
A Vilage Marcas e Patentes, uma das empresas do Programa
de Parceria Continuada da Aicita, foi ranqueada e classificada como
uma das melhores empresas de Marcas e Patentes no Brasil. A
publicação europeia Legal 500, em sua 27ª edição, realizou vasta
análise através de sua rede de pesquisadores técnicos baseados no
Reino Unido, objetivando classificar empresas e advogados de
Propriedade Intelectual de vários países.
Este guia de profissionais traz como referência empresas
especializadas no assunto, com excelência de qualidade em seus
Empresa parceira da Aicita é uma das melhores de Marcas e Patentes no Brasil
serviços. Outro grande destaque é o reconhecimento da diretora do
Departamento Jurídico daVilage, SoniaCarlos, no ranking individual dos
melhores profissionais do Brasil deste segmento. A presença da Vilage
neste ranking internacional mostra sua expertisenoBrasil e nomundo.