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  • Out

    21

    2016

Aicita completa um semestre de serviço da assessoria da Jucesp

Há seis meses, a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) deu início ao serviço de assessoria da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), fruto de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), que mantém um Escritório Regional da Junta.

O balanço do primeiro semestre deste serviço apresenta uma média de 45 processos por mês sendo enviados a Campinas através de malote e devolvidos à Aicita três vezes por semana: as segundas, quartas e sextas.

Com este serviço, os empresários e escritórios de contabilidade de Itatiba, Morungaba e região não precisam mais se deslocar para a capital paulista e outros municípios, como Campinas, Jundiaí e Indaiatuba, para registar atos do comércio, indústria e prestação de serviços. Já são 21 empresas fazendo uso da assessoria da Jucesp na Aicita.

Encontro

 Na manhã da terça-feira de 19 de outubro, a Aicita promoveu na Sala de Cursos, do Inside Corporate, um encontro entre escritórios de contabilidade de Itatiba e Rodrigo Pirota, gerente do Escritório Regional da Jucesp. Foram sanadas dúvidas gerais e pontuais dos representantes de mais de 15 empresas contábeis.

“Achei ótimo. Ele veio esclarecer dúvidas que a gente acaba tendo no dia a dia, como uma abertura ou uma alteração; coisas que você, às vezes, não tem para quem perguntar. O suporte que dará no serviço prestado é ótimo. Eu adorei. Já vim em outros encontros da Aicita sobre o mesmo assunto e isso ajuda muito a nossa classe”, comentou Silvia Ordine, que esteve presente no encontro. “Ainda não fazemos uso deste serviço. Agora vou levar aos responsáveis os benefícios e acho que vamos passar a fazer uso sim, porque facilita muito”, adiantou Silvia.

Padrão

Rodrigo elogiou a iniciativa da Aicita em promover este encontro. “Isso que vocês fizeram é muito importante, principalmente este bate-papo que acontece com a gente. Porque há perguntas necessárias para que se crie um padrão dentro da Junta, tanto na de Campinas, Barra Funda e outros escritórios. É bom ter esta conversa. Todos podem contar com a gente”, disse.

  Para este gerente, é grande a importância da Junta estar no município através da Aicita. “Provavelmente, os profissionais anteriormente levavam os documentos em outras repartições e diversas cidades. Centralizando em um determinado espaço haverá este caminho – mais barato para os contadores do que levar para outros municípios, tendo o gasto com pedágio e combustível, por exemplo”, mencionou Rodrigo, sem falar no tempo economizado ao fazer uso da assessoria da Jucesp na Associação.

Check-list

Para agilizar o processo há um check-list do que deve ser apresentado. Para alterações e baixas em Constituições, por exemplo, é exigido: protocolo, capa, Documento Básico de Entrada (DBE), ficha cadastral modelo 1 e modelo 2 (em duas vias cada); RG ou CNH (autenticado); três vias do Contrato Social ou quatro vias do Requerimento de Empresário; e taxas Dare e Darf (devidamente colados).

Para evitar exigências e retrabalhos, os interessados devem se atentar a algumas informações, tais como: a assinatura, na constituição ou admissão de sócio, deve ser idêntica à do documento apresentado ou ter reconhecimento de firma; e quando for alterar os dados do empresário, deve-se incluir no cadastro web o ato “inclusão/alteração de empresário”.

Outras informações sobre o serviço podem ser consultadas na Aicita, à Rua Cel. Camilo Pires – 230. O serviço de assessoria da Jucesp tem atendimento das 8h30 às 18h. Mais informações pelo 4534-7899, com Raquel Fávaro e Thaís Barbosa.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


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