Notícias

  • Jun

    14

    2018

Aicita orienta sobre horário especial para a Copa

A Copa do Mundo começa nesta quinta (14/06/2018) na Rússia, e a seleção brasileira estreia no domingo contra a Suíça, às 15h. Na sequência, o Brasil pega a Costa Rica na sexta 22, às 9h, e termina a primeira fase contra a Sérvia, na quarta 27, às 15h. A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) lembra que, nestes horários de jogo da Seleção, é comum o comércio fechar as portas, já que todos estarão acompanhando a transmissão da partida.

O fechamento é facultativo, mas a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) ressalta que a empresa deve considerar a importância cultural que o evento esportivo tem para os brasileiros. Por isso, o empregador deve refletir, além da segurança, sobre a questão e os impactos que a decisão causará no ambiente de trabalho.

Horário – Geralmente o comércio de rua costuma manter um horário padrão, fechando a loja antes do início do jogo e reabrindo após (dependendo do horário). A sugestão para o funcionamento é de fechar uma hora antes do começo e reabrir uma hora depois do encerramento da partida.

Na hipótese de o Brasil chegar ao fim da competição, é possível que jogue mais cinco dias: oitavas de final – 2 de julho (segunda) às 11h ou 3 (terça), às 11h; quartas de final – 6 (sexta) às 15h ou 7 (sábado) às 11h; semifinal – 10 (terça) às 15h ou 11 (quarta) às 15h; e o jogo que define o terceiro lugar da competição, 14 (sábado) às 11h, e a final, 15 (domingo), às 12h.

Compensação – O Ministério do Trabalho informou que os dias de jogos da Seleção não são considerados feriados. No caso de liberação dos funcionários, deverá haver negociação para a compensação das folgas e/ou das horas não trabalhadas. Segundo a auditora-fiscal do Ministério do Trabalho Erika Medina Stancioli, se as folgas forem compensadas no mesmo mês, o acordo poderá ser feito verbalmente; se ocorrer nos seis meses seguintes, precisa ser por escrito.

“Se for em um ano, precisa passar pelo sindicato dos trabalhadores da categoria”, diz ela. Os acordos devem garantir que o trabalhador não tenha prejuízo financeiro. A regra é prevista na Reforma Trabalhista.

A auditora afirma ainda que, “se a folga nos horários de jogos for compensada conforme o combinado, o trabalhador não terá a ausência descontada no salário”. Mas o mesmo não acontece se a decisão for tomada apenas pelo empregado. As informações são do SindiVarejista de Campinas e Região.

Vendas – Para a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, a Copa deverá impactar positivamente alguns setores do varejo. “As vendas de televisores devem crescer e os supermercados também serão beneficiados porque as pessoas comprarão mais comida e bebida para assistir aos jogos com amigos e familiares. Então, cerveja, salgadinho, pipoca, carne para churrasco e similares tendem a ter um aumento forte no consumo”, comentou o presidente Alencar Burti.

Durante os jogos da Seleção, o movimento de clientes pode cair substancialmente, mas isso não representa necessariamente um prejuízo. “Como isso já é esperado, o consumidor se programa, ao antecipar ou postergar suas compras”. E apesar de os brasileiros estarem cautelosos, “se a seleção brasileira se sair bem, as pessoas vão se animar para comprar roupas e adereços nas cores verde e amarelo”, garantiu Burti.

Cuidado com documentos, alerta Boa Vista SCPC

No momento da euforia durante os jogos, principalmente se acompanhados em bares e restaurantes, há quem acabe se descuidando de bolsas e carteiras. Por isso, a Boa Vista SCPC, parceira da Aicita, alerta para evitar sair de casa com documentos que não serão necessários nos dias em for assistir aos jogos. Um documento de identificação é o suficiente.

O mesmo cuidado vale para quem tem mais de um cartão de crédito: ande apenas com aquele que de fato irá usar. Para quem usa cheques, o recomendado é levar apenas uma ou duas folhas, pois havendo perda ou roubo é mais fácil comunicar quais foram as folhas do que o talão todo.

Em caso de perda ou roubo de documentos, é imprescindível fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e, em seguida, o registro de um alerta no SOS Cheques e Documentos da Boa Vista. Com essa medida, em caso de uma tentativa de uso indevido do documento para realização de uma compra, um sinal de alerta será enviado ao lojista para que analise com mais cautela o pedido. No site da Aicita, há um link deste SOS em Utilidade Pública, na lateral direita. Basta clicar e fazer um cadastro no Consumidor Positivo e seguir o passo a passo.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Foto: Lucas Figueiredo/CBF