Notícias

  • Fev

    24

    2017

Aicita realiza biometria na emissão do Certificado Digital

A biometria é mais um requisito de segurança para o Certificado Digital. Desde o final do último ano, a coleta da biometria facial e das impressões digitais vem sendo implantada nos postos de emissão, e a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) é um deles. Hoje o certificado digital só é emitido de forma conjunta com a biometria, sistema de identificação como impressão digital, para garantir maior proteção ao usuário e à empresa. Desta forma, cada certificado se torna único, com menor risco de fraude.

A Certificação Digital é um software criptográfico customizado para qualquer cidadão ou empresa. O certificado digital para pessoas físicas e jurídicas já permite que assinem documentos digitalmente, tenham a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, elaboração de procurações eletrônicas, acesso ao e-Social, autenticação em diversos sites, dentre outras facilidades.

Antifraude

Além de todo o rigor já existente, que garante a sua inviolabilidade, os novos certificados digitais contarão com o benefício da biometria que, segundo Julio Cosentino, presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), facilitará a comprovação da identidade das pessoas para abertura de fichas cadastrais no varejo em geral e outras utilizações. “A biometria vem como uma forma de ampliar a segurança e como um instrumento antifraude”, explicou.

 “As tecnologias no campo da biometria, por exemplo de face e impressões digitais, além de outras como íris, voz ou palma da mão, também podem ser inseridas em aplicativos, mas apenas para identificação, enquanto o certificado digital garante a integridade, a autoria e a fidelidade de conteúdo, com a criptografia de curvas elípticas (...). Desta forma, o risco de fraude é ainda mais reduzido com tendência a zero, e é uma segurança que vale para os dois lados”, disse Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da ANCD. “A biometria passa a ter papel fundamental em nossos objetivos, de oferecer a segurança e simplicidade às pessoas físicas e uma nova ferramenta antifraude aos bancos, comércio e outros setores da economia que precisam ter a certeza de que estão fazendo operações com a pessoa certa”, completou Cangiano.

Renovação

Os portadores dos atuais certificados digitais seguirão usando a ferramenta normalmente até o seu vencimento. Na renovação, todos passarão a ter também a biometria, de face e dedos. A medida foi fixada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI-Brasil), entidade vinculada à Casa Civil do governo e que tem por objetivo manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

Na Aicita, há uma estrutura exclusiva para a certificação digital, com um profissional habilitado para atender os empresários de forma personalizada, com o melhor produto para cada necessidade. A aquisição deve ser feita pelo www.aicita.com.br. Após a compra e agendamento, o responsável legal realizar a validação presencial na sede da Aicita, à Rua Cel. Camilo Pires – 230, no Centro. Mais informações no 4534-7899.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita