Notícias

  • Ago

    06

    2018

Aicita reforça importância de empresas se atentarem às áreas de Saúde e Segurança

Integração é a chave para o sucesso de uma excelente gestão de saúde e segurança hoje nas empresas. No entanto, é um enorme desafio para gestores de recursos humanos saber como integrar todas as áreas. A tecnologia deve ajudar muito a responder esse desafio, trazendo elementos concretos de mensuração e análise de riscos, de comportamentos e demais dados relativos à saúde e a segurança do trabalhador. Mas a chave será certamente a gestão estratégica e integrada dessa área.

A produtividade de uma organização está fortemente relacionada à saúde de seus empregados, sabendo que a qualidade profissional é essencial e que a correta abordagem à saúde contribui substancialmente para o sucesso do negócio.

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) oferecerá o treinamento de Membro Designado da Cipa, a ser ministrado pelo instrutor de treinamentos e técnico de Segurança do Trabalho Eduardo Cintra, de 20 a 24 de agosto, das 8h ao meio-dia. “A Aicita está oferecendo este curso por ser uma obrigatoriedade, para que tanto associados quanto não sócios possam sair na frente e já ficarem preparados para se adequar ao e-Social”, declarou a gerente da Aicita, Sandra Bredariol Jericó.

Comprovação

O primeiro passo são os cursos de capacitações e treinamentos constantes em segurança no trabalho. “Para todas as atividades profissionais existem treinamentos específicos e obrigatórios que todos os empregadores deverão realizar e comprovar para o governo federal através das informações no eSocial até dezembro. Por isso, não se deixar para a última hora”, frisou. O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. “Agir preventivamente não é custo, é investimento. O primeiro caminho é a capacitação, o treinamento, a educação”, acrescentou.

A Portaria nº 3.214/78 está disponível no site do Ministério do Trabalho e da Previdência Social e contém todas as Normas Regulamentadoras. A NR 5, no item 5.6.4, determina que o empregador que não for obrigado a constituir a Cipa deverá designar um membro para promover aos demais trabalhadores as questões relacionadas a Saúde e Segurança no ambiente de trabalho. Para isso é necessário um Curso em forma de capacitação e treinamento de acordo com o item 5.32 com a carga horária mínima de 20h de acordo com o item 5.34 da mesma Norma Regulamentadora. “Porém, mais do que cumprir a lei, é a oportunidade de preservar a vida e a segurança dos seus colaboradores”, ressaltou Cintra.

Menos de 20 funcionários

O treinamento com Cintra terá como objetivo proporcional aos participantes a capacitação e habilitação para desempenhar funções como membro designado, obrigatório a todas as empresas que não necessitam da Cipa, ou seja, que possuem menos de 20 funcionários. O membro visa à prevenção de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e a melhoria contínua de segurança no ambiente de trabalho.

Segundo Cintra, o eSocial pode ser visto como um grande instrumento de apoio na Gestão de Saúde & Segurança nas empresas. “Porém, a Legislação existe desde 1978, quando foi promulgada a Portaria nº 3.214/78 baseada na CLT e na Constituição Federal”, lembrou o técnico.

Inscrições

As micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais (MEI) serão incluídos no eSocial a partir de novembro. Este treinamento, que oferece desconto para associados, será na Sala de Cursos da Aicita, instalada no Edifício Inside Corporate. Informações e inscrições pelo 4534-7885, via e-mail cursos@aicita.com.br ou ainda pelo WhatsApp 98714-2453.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Fotos: Divulgação/Aicita

Legenda: Eduardo Cintra voltará à Sala de Cursos da Aicita para treinamento obrigatório do eSocial