Notícias

  • Mai

    09

    2017

Aicita reforça importância do Itatiba Eu Compro Aqui no Dia das Mães

As vitrines estampam dicas de presentes para as mães porque as vendas estão voltadas para a segunda melhor data comemorativa para o comércio, atrás apenas do Natal. O Dia das Mães, a ser celebrado no próximo domingo, dia 14 de maio de 2017, está aí e a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) reforça a importância de o itatibense prestigiar o comércio local para fortalecer a economia do município.

Esse é o principal objetivo da campanha permanente da entidade intitulada Itatiba Eu Compro Aqui. “Se você pretende presentear sua mãe, não deixe de prestigiar o comércio local. Ele gera empregos e oportunidades para os itatibenses. Assim, você estará ajudando a nossa Mãe Itatiba ser ainda melhor”, declarou Antônio Ferreira Dionísio Junior, diretor de Promoções & Eventos da Aicita. “Prestigie com a certeza de estar fomentando o nosso comércio e ajudando a gerar renda e oportunidades em casa”, incentivou Dionísio. O comércio deve oferecer horário especial estendido para as vendas do Dia das Mães, principalmente no sábado, véspera da comemoração.

Expectativa

“Apesar dos momentos difíceis pelos quais passa a economia de nosso País, não podemos, em momento algum, deixar de comemorar esta data. Mãe é mãe, ela nunca se esquece de nós, não podemos nesta data esquecer-nos delas”, reforçou Dionísio.

 Segundo Alencar Burti, que preside a ACSP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, as vendas deverão ficar no empate com o ano passado. “Há possibilidade de ligeira variação positiva ou negativa, a depender de fatores como temperatura, atratividade das promoções e utilização das contas inativas do FGTS. Queda ou alta na casa dos dois dígitos é pouquíssimo provável”, avaliou.

Para a entidade, roupas, calçados e acessórios da moda Outono-Inverno deverão ter peso importante na performance do comércio se a temperatura ficar baixa em parte do País. Outro fator que impulsiona o segmento é que se trata de produtos comprados geralmente à vista. “Os destaques dessa que é a segunda data mais forte para o comércio são presentes de menor valor, comprados à vista. O consumidor não tem sobra no orçamento para adquirir produtos parcelados”, prevê Burti. 

Bom preço

Se em anos anteriores o desejo ou a necessidade/utilidade do presente eram os principais atributos observados pelos consumidores no momento de decidir pela escolha do presente para o Dia das Mães, em 2017 o fator preço desbancou as opções anteriores. A constatação é da Boa Vista SCPC, administradora parceira da Aicita, em pesquisa sobre o comportamento do consumidor realizada de 5 a 27 de abril, com 600 entrevistados, de todo o Brasil.

O atributo “preço, promoção ou desconto” registrou um crescimento de 17% (de 26% para 43%), em comparação a 2016, seguido da “necessidade/utilidade de quem irá ganhar o presente” e da “qualidade”. Em quarto lugar os entrevistados disseram que vão levar em consideração “desejo da pessoa que irá receber o presente” (12%).

Valor médio

Coincidentemente, o valor médio dos presentes de um ano para outro se mantém em R$ 197. No entanto, entre os que disseram que irão gastar na faixa de preço de até R$ 200, houve um aumento de 48% para 55% entre os que irão comprar itens com valores de até R$ 100.

A pesquisa da Boa Vista apontou ainda uma mudança no local da compra. 90% irão comprar em lojas físicas, e apenas 10% usarão a internet. E dos que irão comprar em lojas físicas, 41% buscarão as lojas de rua e bairro. A opção por lojas de shoppings apresentou uma queda (de 43% para 36%).

Realizada a compra do presente das mães, 77% dos consumidores irão comprar e pagar à vista. Destes, 39% utilizarão o cartão de débito, registrando crescimento de 8p.p em relação ao ano de 2016. Entretanto, o dinheiro ainda será o tipo de meio de pagamento mais utilizado, com 50% das menções.

Texto e foto: Tatiana Petti/Aicita