Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Ano começa com queda nos três índices do SCPC

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) divulgou hoje (03/02/2017) o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) referente ao movimento de janeiro. O primeiro mês do ano traz queda dos três índices. Os cancelamentos foram de 332 em dezembro para 227 em janeiro, com diminuição de 31,6%.

Já os registros passaram dos 315 no último mês de 2016 para 279 em janeiro. A diferença é de -11,4%. No entanto, os comerciantes são incentivados a realizar a inclusão sempre que necessário, já que, com o CPF registrado no banco de dados do SCPC, o devedor fica com restrição no crediário em todo o território brasileiro.

Consultas

A queda nas consultas manteve o mesmo patamar que das inclusões: queda de 11,86%. Enquanto em dezembro, período que contou com as festas de final de ano, obteve 5.645 consultas, o primeiro mês de 2017 teve o total de 4.975 de consultas, que são apenas para as vendas pelo crediário.

Esta queda também é reflexo do uso dos cartões de crédito, débito e benefícios, que são os mais utilizados e não são inseridos neste relatório, assim como o pagamento a vista. As consultas são práticas importantes para se evitar a inadimplência. Por isso, a Aicita enfatiza a necessidade dos lojistas consultarem o banco de dados do SCPC antes de aprovar qualquer cadastro.

Situação brasileira

A queda dos índices do SCPC de Itatiba reflete a situação do brasileiro. O Índice Nacional de Confiança (INC) registrou 77 pontos em janeiro, dois a menos do que no mês anterior e dois a mais do que em janeiro de 2016. Essas ligeiras variações indicam que o brasileiro continua pessimista, com a confiança pouco volátil. A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 18 de janeiro em todas as regiões brasileiras, pelo Instituto Ipsos a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“O brasileiro segue pessimista com o atual momento do País, mas está um pouco esperançoso em relação ao futuro. É preciso que o governo vá ao encontro dessa esperança e continue cortando gastos. Assim, o Copom poderá reduzir cada vez mais a taxa Selic, na esteira da queda inflacionária, para que a economia volte a girar”, comentou Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte. “Acreditamos que, com a continuidade da redução da taxa de juros, o varejo vai melhorar gradativamente”, afirmou Burti.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

NOVEMBRO

DEZEMBRO

JANEIRO

Consultas

5.066

5.645

4.975

Registros

353

315

279

Cancelamentos

232

332

227

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, balanço, janeiro, inclusão, exclusão, cancelamentos, registros, consultas, INC



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA