Notícias

  • Jan

    13

    2017

Através da Aicita, Sebrae apresenta projeto voltado a minimercados de Itatiba

Na manhã desta sexta-feira (13/01/2017), o Sebrae-SP, parceiro da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), apresentou a empresários presentes na Sala de Cursos no Inside Corporate o Projeto Minimercado, que visa a melhoria dentro do segmento de varejo de micro e pequenas empresas.

Esta palestra de sensibilização, apresentada pela analista Alessandra Consoline Dalforno, mostrou que o projeto abrangerá cursos coletivos com consultoria individual e dentro da própria empresa, além de sessão de negócios e ação intitulada dia de crédito. O método vem em boa hora, já que neste ano, como está prevista a retomada da economia, é hora de organizar, planejar e crescer.

Linguagem exclusiva

O destaque é que as ações não serão multisetoriais, como a maioria dos cursos oferecidos durante o ano pelo Sebrae-SP. Serão com linguagem voltada exclusivamente a minimercados, bem como atacadista de bebidas, carnes e pescados, hortifrutigranjeiros e lojas de conveniência.

“Focaremos a parte financeira, o trabalho de relacionamento com o cliente, marketing e consultorias in loco, que ajudam a melhorar o faturamento e a reduzir custos para ter uma competitividade melhor em 2017”, destacou Alessandra.

Melhora do ambiente interno

O projeto, com início em fevereiro e término em novembro, contará com capacitação para melhora do ambiente interno. Será apresentada, por exemplo, a importância de se ter indicadores para uma boa gestão, tais como tíquete médio diário; média de clientes atendidos por dia (50, na maioria, principalmente para compra de pães e frios); e quantidade de fornecedores (a maioria tem até 20).

Atendimento também terá destaque no programa, valorizando, por exemplo, o ato de agradecer ao cliente que faz uma reclamação, apontando onde tem que melhorar; pois mostra que o mesmo quer continuar a comprar neste estabelecimento, diferentemente daquele que fica insatisfeito e nunca mais volta.

Serão esmiuçados os fatores de sucesso de minimercado: localização, atendimento, marketing de relacionamento, comunicação visual (incluindo cuidados com a fachada), limpeza e conservação, capacitação de funcionário, agilidade, variedade de produtos, validade dos produtos e comodidade.

Gestão focada          

Neste ano, os 33 escritórios regionais paulistas do Sebrae estarão com gestão focada em minimercado a fim de fortalecer este ramo. Neste projeto, há possibilidade de uma solidificação entre os participantes, que deve acontecer naturalmente ao longo do ano. Serão 123h de orientação por dez parcelas de R$ 81, resultando em R$ 6,59 por hora de curso e consultoria.

O comentário geral dos participantes desta palestra foi de que o projeto é interessante e viável. “Acho importante estão questão dos minimercados se unirem e não se olharem como concorrentes; com o objetivo de se unir para crescer. E é o que queremos. A apresentação foi bem válida e abrangeu tudo o que a gente esperava e que dá para implantar”, comentou Tatiana Fernanda da Silva.

Ainda neste mês, serão realizadas visitas a mercados para apresentação do projeto e diagnóstico da empresa, assim que for feita a adesão. Outra palestra de sensibilização será agendada para início de fevereiro. Os interessados podem solicitar a ficha de adesão na Aicita pelo 4534-7899.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita