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  • Jun

    08

    2016

Balanço de maio tem melhora nos índices do SCPC

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) referente ao mês de maio, divulgado hoje (08/06/2016), apresenta melhora nos três índices.

Foi constatado aumento no índice de cancelamentos, referentes aos nomes retirados da lista de inadimplentes do SCPC. Foram 269 em maio contra 261 em abril, resultando em aumento de 3%. O mês também obteve resultado 19% maior ao do primeiro mês do ano, janeiro, com 226 exclusões.

A queda foi observada no índice de registro: 18,3% entre abril e maio, que obtiveram 572 e 467, respectivamente. Em relação ao mesmo período do ano passado, maio de 2016 teve queda de 22,2% nas inclusões. Em 2015, maio fechou com 601 registros.

Consultas

As consultas obtiveram aumento. Maio apresentou o segundo melhor resultado do ano, com 5.462 consultas, atrás apenas de março, que teve 5.615. O total de consultas do quinto mês do ano é 3,2% superior ao de abril, que foi de 5.292.

Como esperado, houve crescimento, influenciado, principalmente, pelas vendas referentes ao Dia das Mães, comemorado em 8 de maio. As consultas devem se manter agora em junho, motivadas por outra data comercial: o Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12. A entidade lembra que vendas com os cartões de crédito e débito não passam por consulta ao banco de dados do SCPC.

Dia dos Namorados

Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, informou que, embora seja prevista uma forte queda nas vendas de Dia dos Namorados na comparação com o ano passado, o segmento de vestuário pode ter um bom desempenho com as baixas temperaturas, impulsionando as vendas de itens da moda outono-inverno.

“O Dia dos Namorados é uma data em ascensão, mas muito voltada para os presentes de menor valor, comprados à vista. Bijuterias, sapatos, cosméticos, perfumes, bolsas, adereços e roupas serão os produtos de maior popularidade”, disse Burti.

A queda dos salários combinada com a escassez e encarecimento de crédito contribuem para a preferência pelos itens de menor valor, pagos à vista, em detrimento dos produtos parcelados. Aos lojistas, Burti aconselha utilizar bastante o fator preço para atrair a atenção do consumidor e ser criativo no marketing.

           

            Movimento do SCPC em Itatiba

Indicador

MARÇO

ABRIL

MAIO

Consultas

5.615

5.292

5.462

Registros

483

572

467

Cancelamentos

323

261

269

Textos: Tatiana Petti/Aicita