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Balanço do SCPC traz queda de registros e aumento de cancelamentos em novembro

Divulgado hoje (09/12/16) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), o balanço de novembro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) traz queda de registros em comparação com outubro. Este índice passou de 469 no décimo mês do ano para 353 em novembro, resultando em uma diminuição de 24,7% na inclusão de nomes no banco de dados do SCPC.

Se comparado com o mesmo período do último ano, houve diminuição de 31,7% nos registros, quando outubro atingiu a marca de 517. O número do último ano é justificado pela época da realização do Acertando Suas Contas, ação promovida aos associados pela Aicita junto com a Boa Vista Serviços (BVS), administradora do SCPC. No entanto, neste ano os empresários também aproveitaram a época para incluir os nomes no sistema, visando a quitação das dívidas antes do Natal.

Cancelamentos e consultas

Já as exclusões tiveram alta, mantendo positiva a divulgação do balanço do último mês. O índice de cancelamentos passou de 201 em outubro contra 232 em novembro. A diferença é de 15,4%. Assim, entende-se que o consumidor, de modo geral, tem procurado ficar com o nome limpo para fazer as compras de fim de ano com tranquilidade.

As consultas ao SCPC, por sua vez, continuam registrando queda ínfima. A diferença foi de -0,60% entre o décimo mês do ano, com 5.097 consultas, e novembro, com 5.066. O não crescimento das consultas se deve, principalmente, à tendência natural de crescimento das vendas através dos cartões de crédito e benefícios, que não são computados neste balanço, bem como as vendas com pagamento à vista, sejam em dinheiro ou no débito.

Expectativa de vendas

Uma informação positiva anima a expectativa das vendas no comércio para este Natal: o aumento na confiança do consumidor. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), se recuperou da leve queda sofrida em outubro e registrou avanço de 4,1% ao passar de 106 pontos para 110,3 pontos em novembro. Essa foi a maior pontuação registrada desde fevereiro de 2015.

Composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), o indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa pessimismo e acima de 100, otimismo. Isso deve ser relevante para os planos para as vendas do comércio neste Natal. O maior responsável pelo bom desempenho registrado em novembro foi o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que teve alta de 4,8%. No comparativo com novembro de 2015, o IEC registrou alta de 35,1%. Essa é a maior pontuação para o indicador desde maio de 2013. Os números servem de motivação para o comércio nesta reta final de 2016.

Movimento do SCPC em Itatiba

Indicador

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Consultas

5.140

5.097

5.066

Registros

295

469

353

Cancelamentos

238

201

232

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, cancelamentos, exclusões, inclusões, registros, balanço, novembro



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