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  • Abr

    05

    2016

Conselho da Mulher Empresária da Aicita toma posse

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) realizou na noite de segunda-feira (04/04/16) a celebração pelo Dia Internacional da Mulher. O evento, anteriormente marcado para dia 11 de março, foi adiado devido às enchentes que ocorreram no município. Nesta oportunidade, foi empossado o Conselho da Mulher Empresária (CME), inicialmente formado pelas diretoras da Aicita Adriana Gotardo Bugi, Ana Teresa Penteado Garcia, Cecília Ap. G. Carvalho, Eloysa Carniatto, Marilsa Calvi Franco Penteado, Neide de Fátima Delforno Canal e Yvone Igarashi.

A posse foi dada por Fádua Sleiman, coordenadora-geral do Conselho da Mulher Empresária da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Fádua representou o presidente da Facesp, Alencar Burti. Este Conselho, político apartidário, sem fins lucrativos, objetiva unir as mulheres empresárias e profissionais liberais, a fim de promover o comércio e a prestação de serviço através do incentivo e da ampliação dos negócios na cidade, bem como do desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional por meio de cursos e palestras.

“Há anos estamos tentando formar este conselho. Esta é mais uma conquista nossa e vem contribuir muito para o nosso sucesso como empresárias. Hoje representamos 57% do total de empreendedores do Brasil – número expressivo devido à vários fatores, mas o principal é que a mulher entendeu que o desafio de ter seu próprio negócio combina com o prazer de tomar suas próprias decisões e se livrar do preconceito que ainda ronda o mercado de trabalho”, declarou a diretora Marilsa, que representou o presidente da Aicita, Helcio Monte Jr.

Comportamento da Mulher

Em seguida, foi ministrada, no Salão de Cursos da Aicita, a palestra intitulada O Comportamento Da Mulher No Varejo & Em Serviços. Fádua, pós-graduada em Administração de Marketing, Finanças e Economia, falou sobre os hábitos da consumidora, uma estratégia de sucesso para aumentar as vendas e fortalecer as pequenas empresas. Afinal de contas, a previsão é que as mulheres gastem US$ 20 trilhões neste ano.

De forma descontraída, a palestrante de Mogi das Cruzes, que é filha de comerciantes libaneses, disse que o poder de consumo da mulher no mundo tem aumentado consideravelmente e que o varejo é uma ciência. “As pessoas estudam principalmente o comportamento da mulher”, contou.

Por exemplo, além de comprar, as mulheres costumam ir ao shopping para serem vistas. “Quando quer chamar a atenção, usa salto alto. Para quem tem loja, cuidado com o piso. O barulho do salto alto perturba a audição, incomodando homens e mulheres, subliminarmente. E, quanto menos confortável estiver o lugar, menos tempo a pessoa fica”, citou. Outro exemplo é quanto à temperatura do ambiente: se estiver muito frio, a mulher não fica. “É preciso ter um espaço confortável para o cliente, pois quanto menos tempo ficar no ambiente, menos comprará”.

Atenção

Fádua destacou que as pessoas querem se sentir queridas, principalmente a mulher. “Tem esta necessidade porque ela trata o outro com carinho, isto faz parte da feminilidade”. Isso tanto pessoalmente, quando ao telefone. “Em uma ligação,  o som tem que ser audível e é preciso falar corretamente o português, sem gírias e com boa dicção, porque o outro lado tem que entender. Mostre que a atenção toda é para quem está do outro lado”, indicou. Se o comerciante estiver atendendo no balcão e tocar o telefone, a indicação é para pedir licença ao cliente, atender a ligação, pegar o número de contato para ligar em seguida e voltar a atenção a quem está pessoalmente.

A palestrante ainda apresentou números. “A mulher gasta 1,8% mais no cartão do que o homem. Ainda é mais descontrolada e compra por impulso itens de até R$ 38. Porque ainda se sente responsável pelo orçamento familiar, e tem culpa ao realizar uma compra acima deste valor”, relatou, diferentemente de quando sabe que o produto custa mais – porque, neste caso, já tem uma projeção.

Marketing de Guerrilha

Por fim, comentou sobre o Marketing de Guerrilha, composto por ações rápidas, com custo quase zero, incluindo o design de um ambiente por meio de comunicações visuais, iluminação, música e cores. Sem perder tempo, deu um exemplo prático: convidou o público para tirar uma foto e colocar em uma rede social para divulgar seu trabalho. Aquela que fez a ação primeiro foi premiada com o livro da palestrante, intitulado Marketing De Batom – onde a última palavra torna-se uma estratégia, cuja sigla é formada por Batalha, Assertividade, Testosterona, Orientação profissional e Marketing de Guerrilha.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


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