Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Consultas ao SCPC crescem mais de 20% em maio

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apresentado hoje (02/06/17) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) mostra uma excelente recuperação do índice de consultas. O aumento foi de 23%, passando de 4.015 em abril para 4.948 no último mês.

Este resultado mostra, claramente, a força do Dia das Mães, a segunda principal data comemorativa para o comércio, depois do Natal. O total de consultas é o segundo maior do ano, atrás apenas de janeiro, que contabilizou 4.975. O resultado de maio é apenas 0,5% inferior ao do primeiro mês do ano.

Inclusões e cancelamentos

A inclusão apresentou queda em maio. Passou de 259 em abril para 233 no último mês, resultando em uma variação de 10%. No entanto, a Aicita recomenda constantemente que os comerciantes realizem a inclusão sempre que necessário, já que, com o CPF registrado no banco de dados do SCPC, o devedor fica com restrição no crediário em todo o território brasileiro.

O índice de cancelamentos, praticamente, manteve-se estável. Houve aumento de apenas 1,3%. Os números passaram de 155 em abril para 157 nomes retirados da lista de devedores do SCPC em maio. Estes itatibenses que voltam a ter o nome limpo na praça e estão aptos a realizarem novas compras, inclusive para o Dia dos Namorados, a ser comemorado no próximo dia 12.

Varejo no Estado

Diante dos resultados de Itatiba, espera-se constante recuperação nos próximos meses, assim como no restante do Estado. O volume de vendas do varejo paulista caiu 4,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, segundo a Pesquisa ACVarejo, elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em informações da Secretaria Estadual da Fazenda. O resultado melhorou de um ano para outro, mesmo que tenha ficado no campo negativo, já que em 2016 as retrações foram de 9,3% no trimestre, em comparação a igual período de 2015.

“Esse enfraquecimento das quedas pode indicar perda de intensidade da crise econômica e a tendência é de que isso continue nos próximos meses, devido à redução das taxas de juros por parte do Banco Central. Isso dependerá também dos acontecimentos políticos e das reformas estruturais”, analisou Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte.

De acordo com Burti, entre os principais fatores que podem ter amenizado as perdas neste ano estão a base fraca de comparação, o recuo da inflação e o pagamento das contas inativas do FGTS, que começou em março. Contudo, o cenário do varejo paulista ainda sofre fortes contrações, que podem ser explicadas pelo desemprego, pela redução da renda e pela menor disponibilidade de crédito, situações que minam a confiança do consumidor.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MARÇO

ABRIL

MAIO

Consultas

4.671

4.015

4.948

Registros

226

259

233

Cancelamentos

146

155

157

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, Maio, balanço



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA