Notícias

  • Jun

    17

    2016

Empresários podem participar da Rede de Alerta contra enchentes

A Sala de Cursos da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) foi sede de reunião, realizada na manhã do dia 10/06/16, para tratar sobre a formação da Rede de Alerta contra enchentes. A iniciativa surgiu em uma das reuniões da entidade com a Prefeitura de Itatiba. 

O objetivo é que os integrantes dessa Rede de Alerta, com estabelecimentos e moradias em diversos pontos do município, passem por um treinamento envolvendo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a fim de receberem orientações sobre como agir no momento de repassar informações de modo correto com credibilidade. Ainda no início de junho, quando o acumulado de três dias chegou a 130mm, circularam pelas redes sociais muitos boatos que geram pânico à população.

O grupo

Nesta Rede de Alerta, o grupo formado receberá orientações e avisos quando houver possibilidade de aumento do nível tanto do Ribeirão Jacaré quanto do Rio Atibaia. Quem fizer parte desta Rede receberá primeiro as informações. “Existe muito boato, espalhado principalmente via Facebook e WhatsApp. Mas os órgãos competentes para passar os dados corretos são a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal”, frisou a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro.

“Precisamos da colaboração da população, mas de forma coordenada. Esta Rede de Alerta é muito importante. Com o grupo montado, podemos nos fortalecer e também ajudar inclusive outras cidades”, contou Leila, destacando que os participantes deverão ficar 24h em alerta, já que as ligações serão monitoradas.

Também estiveram presentes na reunião do dia 10 o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, cel. Benedito Roque de Souza, e o agente da Defesa Civil, Paulo F. V. Almeida, além de diretores da Aicita, empresários e outros interessados no tema.

Sensores

Durante a reunião, a Defesa Civil demonstrou como funcionarão os sensores que serão instalados futuramente ao longo do Ribeirão Jacaré, com o objetivo de monitorar o nível da água. Serão, até o momento, sete sensores distribuídos entre a região do Parque Luís Latorre e o Itatiba Mall.

Um painel instalado no Centro de Comunicações (Cecom) do Corpo de Bombeiros informará, através de uma sirene, quando os sensores derem o alerta de aumento de nível de água. As empresas interessadas também podem instalar sensores perto de seus estabelecimentos. Cada aparelho tem o custo médio de R$ 1,8 mil.

Treinamento

Aqueles que queiram participar desta Rede de Alerta deverão participar de treinamento que será agendado em breve, onde serão instruídos sobre como abordar comerciantes e moradores para que não se gere pânico. Os interessados devem entrar em contato com a Aicita, pelo 4534-7899.

Enquanto a Rede de Alerta é formada, os que precisarem de informações envolvendo chuvas e possíveis transbordamentos devem obtê-las diretamente com os órgãos competentes. A Defesa Civil pode ser contatada pelo 4534-3982. Já o Corpo de Bombeiros, com atendimento 24h, recebe ligações nos números de emergência 192 e 193, além dos fixos 4524-1212 e 4524-8798. Para emergências, a Guarda Municipal atende pelo 153 e 0800-7722-153.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos