Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Índices de registro e cancelamento disparam no balanço do SCPC de maio

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de maio, divulgado hoje (05/06/18) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) traz os índices de registro e cancelamento em aumento disparado. Aqueles que pagaram suas contas e saíram da lista de devedores somam 205 em maio – a maior quantidade do ano até o momento.

Este total equivale ao aumento de 12,6% em relação a abril, que obteve 182 cancelamentos. O crescimento mais que dobra, indo para 30,5%, em comparação ao mesmo período do ano passado: maio de 2017 somou 157 exclusões.

Negativar para receber

O número de inclusões também aumentou muito: passou de 384 em abril para 502 em maio – crescimento de 30,7%. O total ultrapassa em 5,4% os registros de março (476) que, até então, era o mês com mais inclusões. Se comparado com o maio de 2017 (233), o índice atual obteve incrível alta de 115,4%.

Os empresários estão se garantindo diante da incerteza política/econômica que assola o País, que enfrentará eleições presidenciais em outubro. Assim, faz-se a cobrança para reaver parte do que tem em aberto da loja.

“A maioria dos débitos inclusos no mês de maio venceram no ano passado, ou seja, o lojista esperou bastante para negativá-los. Normalmente, esperam por períodos que tenham datas comemorativas para incluir, pois a chance de recebimento é maior. A pessoa vai precisar do ‘nome limpo’ para comprar o presente, e a chance do inadimplente tentar um acordo é maior”, comentou Thaís Barbosa, coordenadora do SCPC da Aicita.

Consultas recuaram

As consultas diminuíram 1,55%, passando de 5.102 em abril para 5.023 em maio, ficando à frente apenas de fevereiro (4.619). Mesmo assim, ainda é melhor (+1,5%) que o mesmo período do ano passado (4.948). A retração de maio foi amenizada pela primeira quinzena do mês, puxada pelo Dia das Mães, no segundo domingo dia 13.

Apesar da data comemorativa, houve reflexo da paralisação dos motoristas de caminhão, realizada no final do mês de maio, que diminuiu a frequência dos consumidores – que estavam economizando combustível. Houve ainda boato de que as lojas deveriam fechar as portas em protesto ao governo, com apoio ao movimento dos caminhoneiros. No entanto, a mentira não prevaleceu e o comércio funcionou normalmente.

“O comércio sofreu o impacto do desabastecimento nos postos, do problema de entrega de produtos e na confiança do consumidor. Foi um período de incertezas”, listou Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a qual a Aicita integra. Ele ressaltou que a paralisação prejudicou toda a população brasileira, que está enfrentando preços mais altos e cortes de benefícios sociais, por exemplo, para o governo compensar o subsídio do diesel.

“Na verdade, é a população quem vai subsidiar o diesel. Cada um de nós pagará sua parcela, é um dinheiro que vai e não volta, o governo não vai bancar. Assim, não existe greve contra o governo: a greve é contra a população. Os grevistas a utilizam para pressionar o governo a atender seus interesses, e no fim a conta sempre recai sobre o consumidor”, concluiu Burti.

Junho aquecido

O Dia dos Namorados, que será celebrado na próxima terça, dia 12 de junho, deve impulsionar as consultas neste mês, em diversos segmentos da comunidade, como lojas, restaurantes, hotéis, floricultura e entretenimento em geral.

Assim como o início da Copa do Mundo, que deve movimentar a economia em geral – além de televisores, há compra de pipoqueiras e de roupas e itens em verde e amarelo, bem como aumento de freguesia em bares e restaurantes que transmitam os jogos. Os consumidores devem lembrar que, para manter a economia local aquecida, é preciso prestigiar os empresários da cidade, como indica a campanha institucional permanente da Aicita, intitulada Itatiba Eu Compro Aqui.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MARÇO

ABRIL

MAIO

Consultas

5.212

5.102

5.023

Registros

476

384

502

Cancelamentos

158

182

205

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, greve, balanço, maio, inclusão, exclusão, disparo, consultas



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA