Notícias

  • Ago

    04

    2017

Julho obtém maior número de consultas ao SCPC

Divulgado hoje (04/08/2017), o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) referente ao mês de julho mostra que este foi o mês com o maior número de consultas neste ano.

Ao todo, foram 5.168 consultas realizadas ao banco de dados do SCPC no sétimo mês do ano. O resultado é 7,5% superior ao de junho, quando foram computadas 4.807 consultas.

Data comemorativa

Mesmo com a crise financeira que o País enfrenta, as consultas foram alavancadas pelas promoções realizadas por diversos lojistas itatibenses. Esta foi uma excelente saída para o sétimo mês do ano, que não contém data comemorativa significante para o comércio. Julho também incentivou compras de itens de inverno e foi o mês de férias escolares, movimentando passeios e compras em família.

 Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, já alerta que apesar de resultados positivos é preciso ter cautela. “Não se poderá mais contar com o efeito positivo do FGTS e a alta dos combustíveis deve gerar um efeito negativo sobre o comércio”, prevê.

No entanto, a Aicita espera que este índice continue crescendo, já que neste mês comemora-se o Dia dos Pais. Neste ano, será celebrado em 13 de agosto. A Associação também aproveita para reforçar a importância do apoio à campanha permanente intitulada Itatiba Eu Compro Aqui, visto que, ao apoiar a iniciativa e prestigiar o comércio do município, também será incrementada a economia local.

Cancelamentos

Os índices de cancelamentos e registros, por outro lado, tiveram os menores índices do ano. O primeiro chegou a 134 em julho, contra 181 em junho, obtendo queda de 25,9%. Mesmo assim, são 134 pessoas que tiraram seus nomes da lista de inadimplentes ficando aptas novamente a realizar novas compras.

Neste ano, apenas o mês de janeiro teve mais do que 200 cancelamentos. Também apenas dois meses, abril e maio, obtiveram mais de 150 exclusões. Por fim, os meses de fevereiro, março e julho ficaram com dados abaixo dos 150 cancelamentos.

Inclusões

As inclusões tiveram queda de 22,3%, passando dos 192 em junho para os 149 no último mês. Em comparação com janeiro, que foi o mês de maior número de registros até o momento, com 279, a diferença é de -46%.

O resultado em Itatiba acompanha os dados nacionais do indicador de registro de inadimplência divulgado pela Boa Vista SCPC. Segundo a administradora, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.

Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável da inadimplência em 2017.

No entanto, a Aicita continua reforçando a recomendação sobre a importância de os comerciantes realizarem a inclusão sempre que necessário. É com o CPF registrado no banco de dados do SCPC que o devedor fica com restrição no crediário em todo o território brasileiro. Somente assim, o empresário pode se prevenir. O acesso às consultas é restrito aos associados Aicita. Interessados em se associar devem entrar em contato com o Departamento Comercial pelos telefones 4534-7880, com Lidia Toniolo, e 4534-7886, com Claudinei Passareli.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MAIO

JUNHO

JULHO

Consultas

4.948

4.807

 5.168

Registros

233

192

149

Cancelamentos

157

181

134

Texto: Tatiana Petti/Aicita