Notícias

  • Dez

    04

    2017

Novembro volta a ter menor inclusão e maior exclusão no SCPC

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) referente ao mês de novembro foi divulgado hoje (04/12/2017) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita). No penúltimo mês do ano volta a apresentar menor inclusão e maior exclusão de nomes no banco de devedores, uma melhora no cenário econômico local.

Em novembro, foram realizados 116 cancelamentos, contra 96 em outubro. Assim, houve aumento de 20,8% neste índice. Percebe-se, portanto, que, seguindo a recomendação de uma boa economia doméstica, os inadimplentes aproveitaram o pagamento do 13º para quitar as dívidas e voltar a ter nome limpo na praça.

Já o índice de inclusão teve retração de 23,7%, passando de 324 em outubro para 247 em novembro. Se comparado com novembro de 2016, a queda é ainda maior, de 30%, já que naquele período foram 353 inclusões.

Consultas

Mesmo com a Black Friday, o índice de consultas de novembro foi inferior ao de outubro, quando foi comemorado o Dia das Crianças. Ao todo, foram 5.092 consultas ao banco de dados; 4,92% a menos que no décimo mês do ano (5.339). Se comparado com novembro de 2016, o índice se manteve praticamente estável, com 5.066, resultando em aumento atual de apenas 0,5%.

Em dezembro, no entanto, este índice deverá apresentar nova alta, motivado pelas compras de Natal e Ano Novo, já que o consumidor terá um maior poder aquisitivo através do recebimento do 13º salário. Porém, a Aicita reforça a importância de, primeiro, serem quitadas as dívidas para, somente após a retirada do nome do banco de dados de devedores do SCPC voltar a fazer novas compras.

Compras de Natal

O comércio itatibense, como de costume, está autorizado a funcionar em horário diferenciado durante o mês de novembro. A liberação é para funcionamento de segunda a sexta das 8h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h. A abertura, porém, é facultativa, ficando a critério de cada estabelecimento.

A Aicita também informou a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) sobre o horário de funcionamento diferenciado e formalizou pedido para reforçar a segurança no período de compras natalinas.

Expectativa

Segundo levantamento nacional de expectativa de vendas para o Natal, feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), divulgado pelo Diário do Comércio, os lojistas estão levemente confiantes para essa época. O crescimento médio para o natal de 2017 deve ser de 5%, com um ticket médio que varia de R$50 a R$150.

Será um Natal mais otimista para 2017, mesmo considerando o cenário econômico de insegurança que ainda aflige os principais empresários do varejo – principalmente o pequeno lojista.

Já o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostrou 72 pontos em novembro, (estável em relação aos 73 de outubro). O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, Alencar Burti, comenta que os consumidores continuam cautelosos.

“Porém, a situação tende a melhorar com o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Pesquisas apontam que grande parte da população deseja usá-la para pagar dívidas. Dessa forma, penso que isso não é antagônico ao consumo; pelo contrário: ao quitar seus débitos, o consumidor se reabilita para novas compras”, avalia o presidente da Facesp. Ele aguarda, para os próximos meses, pela continuidade da queda dos juros e da melhora dos índices de emprego, que contribuirão para a recuperação consistente da economia e a volta do otimismo.        

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Consultas

5.388

5.339

5.092

Registros

171

324

247

Cancelamentos

123

96

116

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita