Notícias

  • Ago

    12

    2015

Público amplia conhecimentos sobre Inovação em Palestra de Atualização Profissional da Aicita

Inovação foi o tema principal abordado na noite de ontem (11/08/2015) no Teatro Ralino Zambotto, onde a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) promoveu a Palestra de Atualização Profissional, evento anual que integra o Programa de Parceria Continuada. Esta foi a primeira vez que a Associação apresentou dois profissionais no mesmo evento, com temas complementares e muito atuais.

Conteúdo

A primeira palestra, intitulada Viagem Ao Futuro, foi apresentada por Luis Rasquilha. Passando pela geração digital às megatendências, desafiou profissionais a entenderem os caminhos que podem adaptar para não ficarem fora do mercado. “Senti que houve um olhar de estranhamento, e este é o grande objetivo, criar desconforto e, ao mesmo tempo, um sentimento de que não estamos sozinhos e que há um conjunto de oportunidades que podemos utilizar. As pessoas sentiram a provocação”, comentou o palestrante. Em resumo, é preciso estar conectado, atento e com capacidade de se atualizar, flexibilizar e ter um olhar diferente. “Não é uma regra estranha, é simples, mas que dá trabalho e precisa ser feita”, completou.

Em seguida, Marcelo Veras, que não vinha a Itatiba há cerca de quatro anos, falou sobre Competências Dos Profissionais Inovadores. Segundo o palestrante, o profissional inovador precisa unir competências técnicas (que são conhecimentos sobre: futuro e tendências; criatividade e pensamento lateral; coolhunting; observação; raciocínio analítico; planejamento e gestão de projetos) e comportamentais (formadas pelas seguintes atitudes: busca de oportunidades; ambição x inquietude; aceitar, calcular e assumir riscos; comprometimento e execução; flexibilidade e abertura ao novo; consciência e diversidade cultural).

“Não existe nada que aconteça sem movimento. Não há conversa fácil, hoje há uma coleção de atividades que ajudam o profissional a ser mais inovador. É começar a fazer coisas diferentes e correr alguns riscos. Foi um prazer dividir esses anos de pesquisa. Se consegui fazer com que uma pessoa mude suas atitudes com objetivo de se transformar em um profissional inovador, a crescer e se desenvolver, me dou por feliz”, declarou Veras.

Relevância

O público presente, composto por empresários, diretores da Aicita, gerentes e colaboradores de associados, entre outros interessados, ainda pode tirar dúvidas com os palestrantes ao final das relevantes apresentações. “Um complementou o outro, mostrando que a tecnologia está invadindo tudo e é preciso mesmo estar atualizado, se não o mercado segue e você fica. Valeu muito a pena ter vindo”, disse Valdirene Carraro.

Para o jovem Pedro Vitorino, a noite foi muito boa. “Os palestrantes abrangeram muito bem o tema. São coisas que podemos aplicar no nosso dia-a-dia. Hoje o mundo está mudando muito rápido e, se você ficar parado, fica para trás. O fato é ser inovador, olhar as coisas de uma forma diferente. Porque todo mundo está na comodidade e o profissional que sai dela consegue olhar de outra forma as coisas e encontrar soluções para os problemas”, avaliou o participante.

Beneficente

O evento teve como mestre-de-cerimônias Débora Giani e contou com apoio da Câmara Municipal de Itatiba, da imprensa local e do Instituto Phala, que será beneficiado com parte da renda obtida com a venda de ingressos deste evento. As empresas do terceiro ano do Programa de Parceria Continuada são: ARM Arquivos, Asometra, Consulmark, Fisk, IMA, Itapel, Itatibatur, Jornal de Itatiba-Diário, Megagen, Objetivo, Placo Center, Raízes, Reinaldo Imóveis, Simões & Cabral, Unimed, Vaccini e Vilage. As imagens desta noite podem ser conferidas na Galeria de Fotos do www.aicita.com.br.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos