Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

SCPC da Aicita registra mais cancelamentos em abril

O balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito de abril, divulgado hoje (04/05/18) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) mostra que o último mês teve o maior número de cancelamentos do ano, até o momento. Em abril, foram realizadas 182 exclusões da lista de devedores.

O aumento em relação a março (158) é de 15,8%. A diferença é um pouco maior, indo para 17,4%, quando observado o mesmo índice em abril de 2017: 155 exclusões. A melhora entre os anos mostra que os consumidores estão com mais condições de pagar, resultado da lenta, porém real, recuperação econômica.

Inclusão

Após o boom de registros, impulsionados pela revogação da Lei do AR, que impossibilitava a aparição do devedor no sistema sem que ele autorizasse a inclusão através de assinatura no Aviso de Recebimento (AR), o índice de inclusões teve leve queda.

Passou dos 476 em março para 384 em abril – queda de 19,3%. Mesmo assim, este é o segundo maior resultado do ano. Muitos comparecem à Aicita, na Rua Cel. Camilo Pires – 230, para a consulta gratuita do CPF no banco de dados do SCPC. Havendo pendência, o consumidor deve quitar suas dívidas para que então a empresa credora possa fazer a retirada do seu nome do sistema.

Consultas

Reforçando a ideia da recuperação econômica, o mês de abril apresentou aumento de consultas entre 2017 e 2018 – passou de 4.015 para 5.102. A diferença é um aumento de 27%. No entanto, entre março (5.212) e abril houve queda de 2,1% no movimento de vendas do varejo itatibense. Isso porque, apesar de abril de 2018 ter um dia útil a mais em relação ao ano passado, os efeitos foram neutralizados pelo feriado prolongado de 1º de maio.

Este recuo, porém, deve ser compensado no próximo balanço, já que o mês de maio é muito bem visto pelo comércio. O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo (13), é a segunda melhor data comemorativa, atrás apenas do Natal.

“O Dia das Mães terá um protagonismo dos bens duráveis, após vendas fracas nos últimos anos, em que essa data especial ficou concentrada nos presentinhos. Ao mesmo tempo, se o tempo não ajudar com a queda da temperatura, o setor de vestuário continuará enfrentando resistência”, disse Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

Consultas

4.619

5.212

5.102

Registros

370

476

384

Cancelamentos

121

158

182

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, inclusão, exclusão, consultas



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA