Notícias

  • Out

    04

    2016

SCPC registra índices negativos em setembro

Divulgado hoje (04/10/16) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) referente ao mês de setembro tem índices negativos. Sem datas comerciais, o nono mês do ano teve consumidores mais cautelosos.

Prova disso é a diminuição de consultas. Em setembro, foram realizadas 5.140, contra 5.714 em agosto. A queda de um mês para o outro é de 10%, maior do que a comparação de setembro com julho (5.532), que foi de 7%. Para consultar o SCPC, que contém informações amplas, detalhadas e nacionalizadas, o empresário deve ser associado da Aicita.

Cancelamentos e registros

O total de cancelamentos de nomes da lista de inadimplentes também foi inferior. Em agosto foram 295, contra 238 em setembro. A diminuição de exclusões é de 19,3%. Por outro lado, os registros tiveram aumento de 6,88%, passando de 276 em agosto para 295 no último mês.

Se comparado com setembro de 2015, que contabilizou o registro de 803 nomes, este ano tem-se uma queda de 63,2% nas inclusões. O número exorbitante do último ano é justificado pela época que antecedeu a realização do Acertando Suas Contas, ação promovida aos associados pela Aicita junto com a Boa Vista Serviços (BVS), administradora do SCPC. O Acertando Suas Contas associou a oportunidade de renegociação de dívidas com educação financeira, contribuindo para a construção de um sistema de crédito sustentável.

Expectativas

Apesar dos resultados negativos deste balanço, o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marcou 74 pontos em setembro, uma elevação de seis pontos frente a agosto. A última vez que o indicador subiu tudo isso foi na passagem em 2014. O INC varia entre zero e 200 pontos, sendo que o intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, é o campo do otimismo. Portanto, o resultado de setembro permanece no campo pessimista. 

“Começa a se concretizar a melhora do cenário por parte do consumidor e do empresário. Agora cabe ao Congresso viabilizar o mais rapidamente possível as reformas fundamentais, sobretudo a PEC do teto dos gastos públicos. Isso - junto com outros fatores - vai possibilitar a tão aguardada queda dos juros para destravar a roda da economia”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte. Burti destacou que o Banco Central tem condições favoráveis para baixar a Selic até o fim do ano.

Movimento do SCPC em Itatiba

Indicador

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

Consultas

5.532

5.714

5.140

Registros

560

276

295

Cancelamentos

343

295

238

Texto: Tatiana Petti/Aicita