Page 10 - Informativo AICITA - Fevereiro 2015

Basic HTML Version

10
Fevereiro / 2015
O planejamento estratégico é um esforço para produzir
decisões que orientarão as ações da organização. Deve ser simples e
claro, e conter a missão, os princípios, as metas e os objetivos da
empresa, independentemente de seu tamanho, se baseando nas
premissas e variáveis internas e externas. Premissas estas que são
voltadas para uma autodescoberta em relação às suas forças e suas
fraquezas. O conhecimento destes itens é fundamental para alcançar
os objetivos estabelecidos.
As variáveis internas se concentram nos recursos
financeiros, humanos e tecnológicos. Já as variáveis externas
apresentam maiores riscos e apresentam um menor nível de controle
ou nenhum controle. Correspondem ao mercado e aos clientes, à
concorrência, à conjuntura social, política e econômica e aos
fornecedores.
Mas, enfim, por que planejar? Há uma frase bastante
interessante e muito utilizada nas empresas: as pessoas não planejam
fracassar, mas falham por não planejar! Invariavelmente, os
empreendedores traçam seus objetivos e buscam seus resultados
incansavelmente. Mas não planejam, não constroem suas estratégias
e não controlam os projetos e as ações que deveriam servir como base
para o atingimento dos objetivos.
E não nos limitemos a imaginar que apenas as grandes
organizações apostam em seus futuros realizando seus planos. Todas
as empresas devem planejar! Bem, o que dizer disso, uma vez que se
olharmos para o passado vamos recuperar exemplos de insucesso,
tais como: Varig, Mesbla, Gurgel, Vasp, Mappin, para mencionar
algumas poucas. Enquanto lê, você já deve ter elencado uma outra
quantidademaior que aminha lista. Não é verdade?
Mas por que estas organizações quebraram? Seguramente
os fatores são muitos, mas podemos afirmar claramente que
deficiências na gestão, comportamento do empreendedor
(proprietário ou não) e ausência de planejamento estão entre eles. E
segundo dados mercadológicos grande parte das pequenas e médias
empresas fecha antes mesmo de completar cinco anos de vida.
O planejamento traz respostas às seguintes perguntas
importantes:
· Quem sou como empresa? Que competências tenho? O que
faço demelhor?
· Onde está a empresa em termos demercado?
· Como quero posicionar a minha empresa no futuro no curto e
longo prazo?
Administrar uma organização exige utilizar ferramentas que
estão disponíveis e muitas vezes podem ser utilizadas facilmente.
Basta querer e exercitar. Mãos à obra, pois planejar é possível e
certamente faz a diferença. Planeje adequadamente a sua empresa,
ela vai lhe agradecer dando bons retornos.
*Paulo R. Bertaglia, formado em
Administração de Empresas eAnálise
de Sistemas, com MBAem Gestão de
N e g ó c i o s e S u p p l y C h a i n
Management, é professor de pós-
graduação em Logística, Gestão
Estratégica de Negócios e Tecnologia
da Informação; sócio-diretor da
Premiatta, organização voltada à
Gestão e treinamento empresarial; e
autor dos l i vros Logí s t i ca e
Gerenciamento da Cadeia de
Abastecimento (Ed. Saraiva), Serviço
a Cliente e Estratégias de Logística
Global.
Palestra emmarço
No dia 12 de março, uma quinta-feira, Paulo Bertaglia ministrará
uma palestra gratuita no Salão de Cursos da Aicita sobre
Planejamento Estratégico. O evento está agendado para as
19h30, à Rua Cel. Camilo Pires – 225, no Centro. Mais
informações pelo 4534-7893.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejar é possível e faz a diferença
Por Paulo Roberto Bertaglia*
Divulgação
De segunda à sexta-feira
Agora, às 13h - logo após o Jornal do Meio-Dia
RN
Á
D
I
R
O
E
E
D
N
L
O
A
T
R
Í
C
T
I
N
A
E
S
C
-
-
I
T
A
A
T
I
B
C
1
z
4
h
2
0
K
Ouça pelos 1.420Khz
Também pela internet:
www.crnitatiba.com.br
na CRN