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03
Outubro/2015
PCMSO - PPRA - PPP - CIPA - PERÍCIAS - EXAMES MÉDICOS
Dr. Gessé Gomes Barbosa
Diretor Técnico
Atendimento Nacional
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Matriz - Itatiba/SP
Rua Augusto Bezana, 50 - Centro
Filial - Jundiaí/SP
Av. Henrique Andrés, 226 - Centro
Em um futuro próximo, haverá excesso de empresas
empregando pessoas com qualificações semelhantes, oferecendo
produtos e serviços semelhantes, com qualidade e preços
semelhantes, onde todos estarão competindo. Como consumidores,
gostamos de ter liberdade de escolha e ficamos cada vez mais
exigentes.Afinal, quando o consumidor temescolha, é ele quemanda.
Como empreendedores, entretanto, não vai ser moleza. Não
será nada trivial criar vantagens competitivas sustentáveis em um
ambiente com tanto dinamismo e opções. Dentro deste ambiente
extremamente ofertado, a diferenciação em relação aos concorrentes
e o conhecimento do consumidor não será apenas um desejo das
empresas, mas uma necessidade para garantir sua sobrevivência.
Empresários e gestores estão enfrentando uma verdadeira
tempestade: ameaça de recessão econômica, alta nas tarifas, nos
impostos, nos juros, no dólar e na inflação.
Como se preparar para momentos de turbulência? Deve-se
controlar os custos, gestão eficiente do caixa, reduzir o grau de
endividamento, otimizar os processos produtivos, preparar-se para
redução das vendas, revisar o mix de produtos e serviços, investir em
comunicação, participar de eventos setoriais e ser inovador.
Segundo o consultor Daniel Castello, a crise pode ser
definida como “ummomento crítico em que se apresenta uma situação
difícil, perigosa, que exige decisão para nos proteger dela, sendo que a
mesma, em caso de insucesso, pode prejudicar gravemente os
nossos objetivos”.
Por ser uma definição complexa, merece ser melhor
explorada:
ü
Cri$e é causada por algo. Logo, ela pode ser prevista.
ü
Cri$e é uma situação. Logo, ela tem começo, meio e fim.
ü
Cri$e é difícil e perigosa. Logo, não dá para esperar.
ü
Cri$e permite uma decisão para sair dela. Logo, tem saída.
ü
Cada um vive a cri$e de forma diferente. Logo, a minha cri$e é
diferente da sua.
ü
Cri$e requer competências de cri$e. Logo, exige competências
específicas para enfrentá-la com sucesso.
A melhor forma de superar a cri$e é redescobrindo seus
talentos, aqueles que já nasceram com você. Entre eles estão:
criatividade, flexibilidade, curiosidade e coragem para arriscar e fazer
coisas diferentes todos os dias! Diante da cri$e, pessoas e empresas
têm que buscar saídas criativas e inovadoras que nem sempre foram
pensadas ou buscadas em tempos normais. Em tempos de cri$e,
empresas e pessoas empreendem mudanças que não teriam
coragem de fazer em tempos comuns. Asensação clara de “mudar ou
morrer” faz aumentar a coragemea determinaçãoparamudar.
Dentre os “remédios” para a crise estão:
Ø
Austeridade - retardar alguns investimentos; segurar decisões
estratégicas mais onerosas, até que se tenha uma visão melhor
do futuro; reduzir despesas, sem perder qualidade ou
capacidade competitiva.
Ø
Talento – os colaboradores são o maior valor da empresa é o
seu principal diferencial competitivo; se for inevitável
demissões, tratar com respeito os que saem e preservar o clima
dos que ficam; investir em treinamento e capacitações,
demonstrando assimque está apostando no futuro.
Ø
Transparência – em tempos de cri$e, alguns gestores não
conversam com as equipes para evitar constrangimentos.
Saiba que não é a melhor opção!; se não conversam com o
líder, as pessoas falam entre si, em geral imaginando o pior; só
compreendendo a dimensão da crise é possível pactuar
cooperação e solidariedade.
Ø
E criatividade – períodos de cri$e são propícios para buscar
alternativas novas de abordagem dos clientes ou criar novos
produtos; observação atenta as necessidades e desejos dos
clientes é uma boa fonte para descobertas criativas.
Por fim, com ou sem cri$e, só sobrevivem as empresas
comgestão competente.
Cri$e
José Carlos Cavalcante
Gerente do Escritório Regional
do Sebrae-SP em Campinas
Novos associados: bem-vindos!
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) conta com mais cinco empresas, que se associaram
entre agosto e setembro. Como acreditamemnosso trabalho, damos as boas-vindas aos novos sócios:
v
AL Móveis Especiais
v
Construtiva Materiais Para Construção
v
DMKT
v
MPF Holding
v
Uptime Comunicação Em Inglês
Entre em contato com o Departamento Comercial daAicita para conhecer os benefícios de fazer parte do quadro
associativo da entidade. Ligue para 4534-7886 ou 4534-7890 e fale comClaudinei Passareli ou LidiaToniolo.