Notícias

  • Dez

    08

    2015

Novembro tem o maior número de exclusões do ano no balanço do SCPC

Segundo balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), divulgado hoje (08/12/15), o mês de novembro apresentou o maior número de exclusões do ano. Foram 424 cancelamentos em novembro; os outros dois maiores do ano ocorreram em agosto (418) e em junho (375). Em comparação com outubro (324), houve um crescimento de 30,8% nas exclusões. Comparando o dado atual com o do mesmo período do ano passado (373), o aumento foi de 13,6%.

O resultado se deve principalmente à Campanha Acertando Suas Contas, de renegociação de dívidas realizada com proposta da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Teve início no dia 24 de novembro e foi estendida até o último sábado, dia 5 de dezembro, devido à chegada do 13º salário.

Para o diretor do SCPC da Aicita, Nilton Bortholotto, este foi um esquema que deu certo. “Foi um sucesso e a comprovação é o aumento no número de exclusões. A ação foi pontual, em um momento que o credor e o devedor precisavam. Temos que reconhecer o bom desempenho, porque várias empresas ficaram satisfeitas com o resultado. Este é um sinal de que as pessoas se preocuparam em pagar e os credores agradecem a oportunidade de diálogo”, comentou Bortholotto.

Acertando Suas Contas

As 49 empresas participantes somavam mais de 10 mil registros e ultrapassavam os R$ 3 milhões que poderiam ser renegociados. Das participantes desta campanha, foram feitos vouchers para 37 delas.

No total, o Acertando Suas Contas de Itatiba realizou 904 atendimentos, sendo 592 somente na primeira semana. Do total, 278 pessoas não tinham crédito restrito; 370 tinham restrição em empresas que não participaram desta campanha. No entanto, foram emitidos 256 vouchers para renegociação, sendo na primeira semana 223.

O Acertando Suas Contas foi uma oportunidade única para o associado da Aicita.  “Esta foi uma oportunidade ao consumidor de se tornar adimplente, das empresas recuperarem um valor teoricamente esquecido e de fidelizar o cliente na cidade. Em uma época em que as vendas não estão aceleradas, recuperar os débitos torna-se fundamental para o equilíbrio e a saúde financeira das empresas”, comentou a consultora da Aicita, Débora Giani.

Inclusões e consultas

 Ainda conforme dados do balanço do SCPC de novembro, o índice de registros apresentou queda considerável. A quantidade de CPFs que foram incluídos ao sistema que promove restrição ao crédito no comércio em geral foi 29,6% a menos do que em outubro – passando de 735 para 517. Este foi o segundo menor índice do ano, atrás apenas de fevereiro, mês com 457 registros. Em comparação com novembro de 2014, também houve queda, de 16,7% (621).

As consultas, índice que é um termômetro de vendas a prazo, também apresentaram queda: 6%, passando de 6.041 em outubro para 5.675 em novembro. Se comparado com setembro (5.859), a queda foi menor: de 3,14%. No entanto, com a proximidade do final do ano, a expectativa é que o índice de consultas aumente, afinal, todos fazem alguma compra para as festas de Natal e Ano Novo.

A Aicita lembra os itatibenses de prestigiarem o comércio local, para fortalecer a movimentação financeira do município, principalmente no momento atual. Assim, vale conferir as 75 empresas integrantes do Itatiba Eu Compro Aqui, cujo último sorteio, que inclui o de um carro 0km para um consumidor, está agendado para o dia 9 de janeiro.

 

Movimento do SCPC em Itatiba

Indicador

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Consultas

5.859

6.041

5.675

Registros

803

735

517

Cancelamentos

331

324

424

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos