Notícias

  • Mar

    17

    2016

Aicita cobra da Prefeitura prazos para soluções em prol dos empresários atingidos pelas enchentes

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) solicitou nesta quarta-feira (16/03) uma reunião com a Prefeitura de Itatiba para abordar a situação dos empresários atingidos pelas enchentes desde mês e foi prontamente atendida. Na tarde do mesmo dia, diretores da Aicita e interessados estiveram no Centro Administrativo Municipal Prefeito Ettore Consoline para o encontro com secretários municipais.

O presidente da Aicita, Helcio Monte Jr. (Juca), foi enfático ao cobrar do poder público prazos para as soluções. A situação atual é de comerciantes inseguros em reabrir seus estabelecimentos temendo novas inundações, arcando com prejuízos devido às enchentes e ainda com funcionários incertos da manutenção do emprego.

“Nossos associados nos procuraram hoje de manhã [quarta] e conseguimos esta reunião. Quando vocês podem responder os questionamentos de hoje para passarmos aos associados e munícipes envolvidos nessas perdas brutais? Queremos uma posição da Prefeitura sobre o que pode ser feito, o que será feito e o que não será feito para ninguém ficar com esperanças”, defendeu Juca.

Próximas reuniões

Após o debate, foi decidido que haverá nova reunião na segunda-feira (21/03), às 16h, no Salão de Cursos da Aicita, para que sejam formalizados alguns pedidos que serão requeridos formalmente, a fim de se obter respostas oficiais. “Sugerimos que cada setor envolvido faça uma reunião prévia e leve um representante para este encontro”, disse Juca.

Na terça (22/03), às 9h, esta comissão de representação da Aicita deve apresentar uma documentação em outro encontro na Prefeitura, a fim de que o poder público apresente sugestões de solução.

Homologação

A Prefeitura de Itatiba Declarou que aguarda ainda a homologação do estado de emergência pela Defesa Civil estadual. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Erik Carbonari, ressaltou que com esta homologação o município receberá os R$ 12 milhões para obras estruturais. “Colocamos exatamente uma estimativa real do que seria necessário. Estamos na expectativa do estado de emergência se concretizar, mas já estamos licitando a reconstrução das duas pontes da Avenida Genaro Palladino. Os envelopes deverão ser abertos no dia 15 de abril”. A resposta deve ser dada até amanhã, sexta-feira (18/03).

Sendo homologado o estado de emergência, uma das alternativas que o secretário apontou foi que o Estado, por meio do Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, crie uma linha de financiamento para a recuperação dos estabelecimentos.

Isenção de mensalidade

A Aicita também está estudando a isenção das mensalidades dos associados prejudicados pelas enchentes por seis meses. “Tínhamos recursos para terminar nossa sede e vamos adiar a obra, pois haverá diminuição de receita; mas é em benefício do nosso associado”, declarou o presidente.

Audiência pública

Também na segunda-feira, às 18h, a Aicita estará presente no Teatro Ralino Zambotto, onde se dará a audiência pública promovida pela Câmara que discutirá e apontará soluções para os danos causados pelas chuvas na cidade. O evento será transmitido ao vivo pelo www.camaraitatiba.sp.gov.br.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Fotos: Aicita