Notícias

  • Set

    22

    2020

Aicita parabeniza sua Federação pelos 57 anos

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) parabeniza a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a qual tem o prazer de ser parte integrante do quadro de ACs. Esta entidade de âmbito estadual completou 57 anos de fundação na última quarta-feira, 16 de setembro de 2020, enquanto a Aicita celebrará em menos de um mês, no próximo dia 4, 51 anos.

“A Aicita é muito honrada em fazer parte desta verdadeira rede de inúmeros voluntários e colaboradores que lutam em prol de toda a sociedade paulista, para que a economia se mantenha viva e girando, mesmo em tempos de adversidades, como a que enfrentamos devido à pandemia do coronavírus. Sabemos, no trabalho do decorrer de mais de meio século, que juntos nossa força pode mais”, declarou o presidente da Aicita, Helcio Monte Junior.

Defesa do empresariado

Em 16 de setembro de 1963 era aprovado, pelo Conselho das Associações Paulistas, o Estatuto da Facesp, criando, assim, a entidade que teria como missão “sustentar, defender e reivindicar, perante os poderes públicos, os interesses e as aspirações dos empreendedores e dos seus legítimos representantes: as Associações Comerciais”. Atualmente, mais de 420 ACs integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

A entidade conserva viva a defesa veemente do empresariado paulista e sobretudo das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). “Muitos são os desafios, mas a Facesp sempre os encarou de frente, com coragem e união”, disse o presidente da Federação, Alfredo Cotait Neto. “Jamais iremos perder de vista a valorização do associativismo. Temos muito a realizar pela frente e conto com apoio de todos”, frisou.

Conquistas na pandemia

A Facesp busca, com diálogo e posicionamentos assertivos, diminuir os prejuízos gerados com a pandemia. “Estivemos, em todos os momentos, defendendo os direitos dos empreendedores de   exercerem suas atividades com segurança, de forma a mitigar algumas restrições impostas pelo governo do Estado e pelas prefeituras”, ressaltou Cotait. Diversos foram os pedidos e os projetos para que o interior e a capital de São Paulo deixassem as fases mais restritivas da quarentena.

“Hoje, encontramos, enfim, todo o Estado em uma fase de flexibilização menos restritiva. Isso é fruto do constante diálogo que mantivemos com as autoridades governamentais”, afirmou. A Federação, inclusive, contribuiu com a elaboração dos protocolos sanitários e de saúde, adotados e incentivados pelo comércio e que irão perdurar por muito tempo.

Também conquistada neste período a suspensão da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por 90 dias; o adiamento do pagamento de impostos federais no Simples Nacional; a redução de 50% nas contribuições ao Sistema S (Sesi, Senac e Sesi); a prorrogação do prazo de validade de Certidões Negativas e Positivas; a inclusão da MPEs, optantes do Simples Nacional, na Lei do Contribuinte Legal; entre outras medidas econômicas que dão eram sobrevida aos empreendedores.

Junto aos governos Estadual e Federal, atua para a disponibilização de crédito às micro e pequenas empresas, como o Pronampe, uma conquista das ACs. O desafio, agora, é fazer com este recurso chegue efetivamente às MPEs.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita - Foto: Divulgação/Facesp