Notícias

  • Jan

    30

    2024

Aicita receberá bares e restaurantes para apresentação de lei estadual de acolhimento em violência à mulher

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) receberá na próxima segunda-feira (05/02/2024) a apresentação da lei estadual de combate à violência e importunação sexual contra mulheres. O evento é destinado a proprietários de bares, restaurantes, casas noturnas, em festas, eventos e similares. Será às 14h, no Auditório Ivan Nunes Simões, da Aicita, no Ed. Inside Corporate.

Esta ação é em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba, através da unidade Casa Rosa da Mulher, que está alertando sobre as leis estaduais n° 17.621/2023 e 17.635/23, para garantia de segurança e acolhimento adequado às mulheres. Interessados devem confirmar presença pelo telefone da Casa Rosa-FSS, 4534-5224.

Não Se Cale

O Protocolo Não se Cale é uma medida adicional de socorro. A apresentação será feita por Angela Cristina Cristensen, escrivã da Polícia Civil, profa. da Academia de Polícia do Estado e participante do grupo de Enfrentamento e Combate à Violência de Itatiba.

A ser seguido pelos estabelecimentos, o Protocolo Não se Cale tem coordenação da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, estabelece um fluxo de ações em prol das vítimas, visando oferecer o apoio necessário em situações de violência contra as mulheres.

Uma das medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco é afixar cartaz da Lei com informações sobre como agir nas mais diversas situações. Deve estar tanto em local de fácil visualização quanto no interior de todos os banheiros destinados ou disponíveis às mulheres, sejam clientes ou funcionárias. O cartaz que contém o logo dos apoiadores da ação em Itatiba – Aicita e Prefeitura, através de FSS e Casa Rosa - será disponibilizado para ser impresso.

A todo instante está disponível o número 180, da Central de Atendimento à Mulher, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, onde a denúncia será recebida e encaminhada para a rede de atendimento à mulher no Estado.

Como é o gesto de pedido de ajuda/socorro?

1 - Palma da mão aberta e voltada para fora

2 - Dobrar o polegar

3 - Fechar os outros dedos sobre ele.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Imagem: Divulgação