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Aicita reúne-se com Prefeitura para obter respostas de requerimento acerca das enchentes

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), através do presidente Helcio Monte Jr. (Juca) e da executiva Sandra Bredariol Jericó, esteve na Prefeitura de Itatiba na manhã de hoje (14/04/2016) em uma reunião com as secretarias de Planejamento, Obras, Meio Ambiente, Ação Social, Assuntos Institucionais e Segurança para tratar sobre as enchentes que atingiram o município nos últimos meses. Também estiveram presentes empresários de estabelecimentos prejudicados com as inundações e a Defesa Civil.

Este encontro foi uma continuidade de uma série de ações da Aicita a fim de obter respostas sobre o que será feito para que a situação não volte a acontecer. “Muitas atitudes são boas, principalmente o que precisávamos saber das duas pontes – próxima à Universidade São Francisco e do acesso ao Cruzeiro. Existe uma previsão muito firme de se concluir em três meses a partir do início da obra, com perspectiva de que até agosto estejam prontas. Nossos associados deste entorno precisam desta informação para se programar”, comentou Juca Monte, acrescentando que são relevantes os dados sobre o que será feito à jusante do Ribeirão Jacaré. “Essa é a preocupação, para que evite enchentes futuras. As providências estão sendo feitas, como foram comunicadas, e isso já nos satisfaz em parte”, completou o presidente.

Reuniões

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Erik Carbonari, informou que daqui 30 dias será feita reunião com a Rota das Bandeiras para a intersecção de todo o material das secretarias e levantamento do Ribeirão Jacaré para possíveis projetos de desassoreamento e alargamento da calha que são obras licitadas. “Com a junção dos estudos, acredito que sai um bom projeto futuro de ações”, disse. Sobre o desassoreamento do Rio Atibaia, também haverá uma reunião na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) na terça, dia 19, às 14h30, para ações de modo compartilhado.

A entidade havia solicitado a criação de uma comissão para acompanhamentos dos estudos e trabalhos a serem realizados pelo poder público. Quanto a este tópico, foi instaurada na Câmara de Itatiba a Comissão Especial de Inquérito (CEI), multidisciplinar, para acompanhar as ações da Prefeitura. “Houve uma reunião na noite da última segunda (11/04/16), onde secretarias foram sabatinadas e apresentamos respostas, material e documentação sobre o assunto”, comentou Carbonari.

Obras

 A engenheira Andréa Cruz Sanfins, secretária de Obras, informou que desde o ocorrido a pasta está providenciando a limpeza em diversos pontos atingidos e que todas as limpezas das bocas de lobo e caixas de inspeção mais críticas já foram realizadas. Foi autuado um processo administrativo licitatório para limpeza dos trechos mais críticos em que será necessária a contratação de empresa especializada, devido à complexidade.

Os trechos em questão são: ponte da Rua Alexandre Rodrigues Barbosa até a ponte da Av. Independência; ponte da Av. Independência até a da Av. Mal. Deodoro; desta até a da Rua Cel. Camilo Pires (Mercadão); ponte da Rua Amábile B. Bettin (SUS) até a da Av. Luis Emanuel Bianchi; e desta até a da Rua José Monteiro Nunes.

Ainda foi comentado que há um corpo técnico da Secretaria de Obras que está constantemente em vistoria e fiscalização das obras que estão sendo executadas, inclusive as que irão iniciar futuramente.

Linhas de crédito

O secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, explanou que após a palestra realizada na Aicita sobre o Banco do Povo Paulista, cinco comerciantes compareceram a fim de receber informações especificas sobre qual linha de crédito melhor se aplicava à situação. Foi apresentado um ofício que a Prefeitura endereçou ao Desenvolve SP na última quarta-feira, dia 6 de abril, a fim de solicitar a abertura de linha de crédito específica, em virtude dos alagamentos, junto com a documentação referente ao decreto e homologação pelo Estado e pela União da situação de emergência.

Sistema de informação

A Aicita ainda havia solicitado a elaboração de estudo técnico das causas que desencadearam as enchentes e alagamentos. A Prefeitura informou que acelerará os estudos e levantamentos que permitirão o desenvolvimento de um sistema que, através do balanço hídrico, demonstrará diante do cenário atual o impacto de chuvas de diversas intensidades.

Também foi solicitada a adoção de medidas para uma ação efetiva de informação prévia de alerta e procedimentos corretivos para garantir a segurança e a saúde pública em eventos desta magnitude. A Defesa Civil destacou a intenção de realizar treinamento com representantes das ruas afetadas para poder atuar no socorro e em medidas de emergência. Será também realizado um estudo da cota da calha do Ribeirão Jacaré, a fim de se obter uma espécie de régua que será integrada ao sistema de alerta, para que os responsáveis saibam quando e onde atuar em caso de fortes chuvas.

Plano Diretor

Sobre paralisar a aprovação de futuros loteamentos até o término dos estudos de impacto ambiental e regularização das obras necessárias, o secretário informou que em até 15 dias a Câmara possivelmente receberá o novo Projeto de Lei da Revisão do Plano Diretor. “Vamos inserir uma série de diretrizes novas, para que a Prefeitura cuide de um planejamento bem delineado para questões de enchentes no município”, adiantou Carbonari.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita

tags: enchentes, reunião, prefeitura, secretários


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