Notícias

  • Mai

    15

    2020

Aicita valida Certificado Digital por videoconferência

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) disponibiliza a validação por meio de videoconferência de certificados digitais emitidos pela Certisign – espécie de “identidade virtual” que permite a assinatura de termos e outras exigências burocráticas. Mesmo sem a presença física do titular, o atendimento por videoconferência é ágil e seguro.

Na hora da compra via site da Certisign, o interessado faz a escolha se quer fazer a certificação via presencial ou por videoconferência e entra em contato com a Aicita para agendar esta segunda opção. A novidade é uma ótima alternativa diante da pandemia pelo Covid-19, cujo momento solicita medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus.

Mesmo com a decretação de calamidade pública, pessoas e empresas precisam ter o Certificado Digital em mãos para continuarem se relacionando com o Fisco, emitindo notas fiscais eletrônicas e assinando documentos digitalmente. Desta forma, as empresas que já possuem Certificado Digital poderão realizar novas emissões e renovações online, otimizando os processos operacionais e evitando aglomeração. Esta nova forma de validação está prevista em medida provisória do governo federal e disponível desde o dia 3 de abril. Até o momento, a novidade já foi aplicada com dois clientes da Aicita.

Online

O atendimento remoto segue procedimentos legais, assim como o presencial, sendo feito por uma agente de registro autorizada, treinada e apta para realizar as análises e validações dos documentos.

No dia e hora agendados, é disponibilizado um link para se conectar com um dos agentes de Registro que fará a conferência da identidade. Tudo é on-line e, portanto, é necessária apenas conexão à internet e acesso a um dispositivo com câmera, seja celular ou computador. As instruções são encaminhadas previamente em e-mail informado pelo cliente.

Requisitos

A Aicita possui requisitos exigidos para a emissão dos Certificados Digitais de forma remota, com segurança e confiabilidade, assegurando que os meios técnicos utilizados são adequados para a realização da videoconferência, que segundo a nova norma deve ser realizada em tempo real e sem interrupções ou pausas; ter qualidade adequada de som e imagem para permitir a identificação clara do requerente e do documento; ser gravada com indicação da respectiva data e hora sincronizada com a Fonte Confiável do Tempo; além de preservar a integridade e privacidade da comunicação audiovisual, entre outras medidas expressas na normativa.

Dados cadastrados

O procedimento é válido para quem têm Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF) ou Jurídica (e-CNPJ. NF-e, e-Social), de qualquer Autoridade Certificadora, do tipo A1 (armazenado no computador) ou A3 (armazenado no cartão, token ou nuvem), válido ou expirado, que tenha dados biométricos cadastrados.

Os dados também não podem ter mudado, como, por exemplo, o nome titular (de solteiro para casado, ou vice-versa) ou troca do responsável pelo Certificado Digital ou a razão social da empresa.

Presencial

Caso o solicitante opte pela validação presencial, continua sendo realizada na Aicita, à Rua Cel. Camilo Pires – 230, no Centro. Nesta pandemia, a Aicita redobrou as medidas de higiene na sede administrativa, bem como disponibiliza em diversos pontos álcool em gel. Mais informações com a responsável pelo Certificado Digital na Aicita, Erika Ferreira, pelo erika@aicita.com.br e 4534-7887, e com a agente Bianca Belgini, pelo bianca@aicita.com.br e 4534-7889.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Foto: Divulgação/Aicita