Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Alta de exclusão e queda de registro marcam balanço de setembro do SCPC da Aicita

Divulgado hoje (01/10/2019), o balanço do mês de setembro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), traz duas boas notícias: a alta de exclusão e a queda de registro. O terceiro índice, que é o de consultas, também apresentou baixa – resultado não tão positivo, mas que deve ser revertido com a chegada do Dia das Crianças.

A exclusão refere-se à retirada do nome daqueles que pagaram suas dívidas e da lista de devedores do SCPC da Aicita. O índice passou dos 284 nomes em agosto para 302 em setembro – o maior número do ano até o momento –, resultando em aumento de 6,3%. A alta pula para 77,6% se comparado ao mesmo período do ano passado, já que em setembro de 2018 foram feitas 170 exclusões.

Registros

            Outra boa notícia é referente à queda dos registros. Foram 20,15% nomes a menos incluídos no SCPC em setembro – 622, contra 779 em agosto. A nível nacional, a inadimplência do consumidor brasileiro apresentou queda de 4% no ano, segundo dados da Boa Vista SCPC, parceira da Aicita. A inadimplência vem caindo no País desde o final de 2016, mas que o patamar historicamente baixo alcançado em 2017 proporcionou uma redução dos juros e um aumento da concessão de crédito.

Segundo a Boa Vista, os problemas no mercado de trabalho brasileiro “somados à lenta recuperação da renda, aumentam o risco de que a expansão recente dos empréstimos resulte em maior inadimplência”. A liberação dos recursos do FGTS pode melhorar a situação financeira das famílias e ajudar a frear o possível crescimento da inadimplência. “De qualquer forma, uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias”, afirma a empresa.

Consultas

Já as consultas tiveram leve queda de 1,11% - passaram de 4.204 em agosto para 4.157 em setembro. No entanto, o índice deve aumentar em outubro por conta do Dia das Crianças, a ser celebrado no próximo dia 12, feriado nacional pelo Dia da Padroeira do Brasil, N.Sra. Aparecida.

            Além disso, há que se comemorar o fato de que, assim como a economia, a confiança do consumidor parou de cair. Em setembro, o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) subiu pela primeira vez no ano e ficou em 92 pontos. Mesmo ainda no campo do pessimismo (abaixo de 100), ele subiu quatro pontos ante agosto.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

Consultas

 4.413

4.204

4.157 

Registros

689

779

622

Cancelamentos

270

284

302

Texto: Tatiana Petti/Aicita

tags: SCPC, balanço, consultas, exclusões, registros



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA