Notícias

  • Ago

    06

    2019

Balanço do SCPC da Aicita traz aumento dos índices

Divulgado hoje (06/08/2019), o balanço do mês de julho do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) traz aumento dos três índices.

Um dos aumentos a ser comemorado é o do índice de exclusões, que cresceu 13,4%, passando de 238 em junho para 270 em julho. O resultado é ainda 29,1% superior ao do mesmo período do ano passado, já que em julho de 2018 foram feitos 209 cancelamentos. Este índice refere-se àqueles que pagaram suas dívidas e foram retirados da lista de devedores do SCPC da Aicita.

Inverno e Dia dos Pais

A perspectiva de aumento nas consultas se concretizou, principalmente com a chegada do inverno, impulsionando vendas de itens da estação, tanto roupas e calçados quanto cobertores, e o foco do comércio voltado à próxima data comemorativa: Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, já no próximo dia 11.

Houve aumento de 9,72% neste índice. Foram realizadas 4.022 consultas em junho e 4.413 consultas no último mês. Segundo a área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, parceria da Aicita e administradora do SCPC, está projetado um crescimento de, no máximo, 1,5% das vendas neste Dia dos Pais, na comparação com 2018.

Apesar do aumento, o movimento do comércio na data deve crescer menos do que no ano passado, quando a alta foi de 2,8% em relação ao ano anterior. Conforme economistas da Boa Vista, o alto nível de desemprego, o aumento do endividamento e confiança reduzida estão segurando o ritmo de expansão das vendas, apesar das condições favoráveis do mercado de crédito.

Presentes

Ainda de acordo com informações da Boa Vista, o ticket médio do presente para o Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 182, 1,7% superior ao valor registrado em 2018 (R$ 179,44).

Itens de vestuário, calçados, acessórios e perfumes serão os mais procurados segundo os consumidores que pretendem presentear neste Dia dos Pais, registrando o mesmo percentual que do ano passado (68%). Almoço, viagem, ferramentas e bebidas aparecem na segunda posição, com 10% das menções, seguidos por celulares e smartphones (8%) e itens de informática e eletrônicos em geral (4%).

Maior resultado do ano

No último balanço, as exclusões tiveram o maior resultado do ano. Desta vez, o maior resultado do ano ficou por conta das inclusões: 63,2% de aumento entre junho e julho, passando de 422 para 689 nomes inseridos na lista de devedores do SCPC. O total deste mês também é 417% superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram registradas 486 pessoas. A intenção dos lojistas é que os devedores quitem suas pendências e fiquem novamente aptos para fazer as próximas compras e aproveitar a chegada do Dia dos Pais.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

MAIO

JUNHO

JULHO

Consultas

4.909

4.022

 4.413

Registros

641

422

689

Cancelamentos

179

238

270

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita