Notícias

  • Nov

    26

    2019

Black Friday deve superar desempenho das demais datas comemorativas

A Black Friday, a ser realizada na próxima sexta, dia 29 de novembro de 2019, deve registrar o maior crescimento do ano na comparação com as demais datas comemorativas até agora. A projeção é da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e parceira da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita).

Baseada nas consultas feitas ao banco de dados da empresa, a projeção é de um crescimento de pelo menos 4%, na comparação com 2018. Antes disso, o Dia das Crianças é que teve melhor desempenho, com alta de 3,1%.

Recuperação

Segundo a equipe responsável pelo levantamento, o desempenho das vendas deve acompanhar a trajetória de aceleração do ritmo de crescimento do varejo, impulsionada pela recuperação gradual do mercado de trabalho, pelo aumento da confiança, pela expansão das concessões de crédito e pela liberação dos recursos do FGTS.

Destacam-se entre os itens mais vendidos na data os eletrônicos e eletrodomésticos, de valor mais elevado e cujas vendas dependem, portanto, das condições do crédito. Ano após ano os consumidores têm aproveitado as promoções da Black Friday para já anteciparem as compras de Natal, o que também deve favorecer o movimento. Ainda assim, a melhora do cenário econômico aponta para a continuidade do crescimento das vendas do comércio até o final do ano.

Empresários otimistas

A Boa Vista também realizou pesquisa com mais de 800 empresários que revelou que 29% esperam faturar mais que o ano passado com a data; 25% farão estoque extra de produtos para a Black Friday de 2019 e 13% irão contratar mais mão de obra.

Em média, as vendas da Black Friday representam 3,7% do faturamento anual das empresas. Para a maioria dos empresários (43%), as vendas da data representam menos de 1% do faturamento.

A principal estratégia adotada para chamar a atenção do consumidor será conceder descontos, conforme 55% das menções dos empresários. Outros 30% pretendem facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento. Por fim, 15% irão apostar na criação de promoções como “leve dois e pague um”, por exemplo.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Imagem: Boa Vista SCPC/Aicita