Notícias

  • Dez

    13

    2016

Café de Negócios fecha o ano abordando a comercialização online

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) promoveu na manhã desta terça-feira (13/12/2016) a última edição do Café de Negócios de 2016. O evento, uma das realizações do Programa de Parceria Continuada da entidade, se deu na Sala de Cursos da Aicita, localizada no Edifício Inside Corporate.

Cerca de 30 empresários estiveram presentes e puderam fazer networking após a apresentação dos participantes da Parceria Continuada e da palestra sobre E-Commerce, apresentada por Danilo Cruz, consultor com foco em marketing do Sebrae-SP. Também presente, o gerente-regional do Sebrae de Jundiaí, Thiago Farias, aproveitou para já anunciar a Feira do Empreendedor 2017, a ser realizada entre 18 e 23 de fevereiro no Anhembi.

E-commerce

O palestrante disse que o mais positivo deste evento foi perceber o brilho nos olhos dos participantes, que se sentiram capazes de também lidar com o comércio online. “Ao perguntar quem já tem e-commerce, notei um ar de surpresa ao ver que todos já tinham feito alguma interação, seja via Facebook, e-mail, WhatsApp e não davam conta de que isso também faz parte de um processo de comercialização online”, observou. “Isso foi muito positivo e dá um alento de que estão em um momento de transição, assim como o mercado”.

Antes de iniciar, no entanto, é importante, segundo Danilo, planejar a operação. “Veja quem é seu consumidor, que produtos você vai vender, como vai ser o frete, onde ficará o estoque, para então pensar na parte da tecnologia. Boa parte dos e-commerces acaba não sobrevivendo porque pensa primeiro na plataforma e não estrutura por trás, a parte de backoffice. Primeiro, pense no ponto de vista de logística, de sortimento, de precificação, para, então, pensar na plataforma e contratar um fornecedor de tecnologia”, alertou o consultor.

Marketplace

Dentre as recomendações de Danilo, uma alternativa para experimentar o mercado e ver se existe demanda é usar um marketplace, uma nova modalidade de comércio online onde, dentro de um único site, várias empresas podem vender seus produtos sem arcar com custos de um e-commerce, também chamado de shopping online ou e-shopping.

“Pode ser Elo7 para artesanato, e outras plataformas, desde Mercado Livre – inclusive para pessoas físicas, antes mesmo de ter um CNPJ, passando por Amazon, para quem quer buscar um mercado internacional, ou AliBaba, que permite uma escala muito grande inclusive de B2B (Business to Business), de empresa para empresa, ou a CNova e a B2W”, exemplificou o palestrante.

O caminho sugerido para quem quer investir no e-commerce é buscar o Sebrae Aqui de Itatiba, recém-inaugurado no prédio anexo ao Mercado Municipal. “A gente tem uma primeira fase de diagnóstico. Devemos ter consultorias presenciais em Itatiba, depende de haver demanda suficiente. Do contrário, ficamos disponíveis para atender gratuitamente no escritório de Jundiaí, sempre com atendimentos de uma hora com todo o suporte; não só na área de marketing, que é o caso deste conteúdo que apresentamos hoje, como também de outros especialistas na área de finanças, gestão de pessoas, etc”, esclareceu Danilo.

Programa

O Café de Negócios é uma das ações do Programa de Parceria Continuada. Neste ano, as empresas deste programa são: ARM Arquivos – Organização e Digitalização, Asometra – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Ativa Telecom, Colégio Objetivo/Unip – Unidade Itatiba, Consulmark – Consultoria e Treinamentos, DryAll Center, Extinfor Extintores, Fisk – Centro de Ensino, IMA –Referência em Diagnósticos por Imagem, Itapel – Soluções em Impressão, ITT – Itatiba Transporte e Turismo/TCI – Transporte Coletivo de Itatiba, Jornal de Itatiba-Diário, Megagen – Grupos Geradores, Raízes – Homeopatia e Manipulação, Reinaldo Imóveis, Simões & Cabral; Cabral Contábil, Solutudo – Soluções para Tudo, Top Clean – Lavanderia e Passadoria, Unimed Itatiba e Vilage – Marcas e Patentes.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos