-
Fev
08
2024
Com parceria da Aicita, Protocolo Não se Cale é apresentado a bares e restaurantes
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) recebeu no Auditório Ivan Nunes Simões a apresentação do Protocolo Não se Cale a representantes de bares, restaurantes, buffets e casa de eventos.
O setor é o público-alvo desta ação, realizada pela Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), por meio da unidade Casa Rosa da Mulher, que tem parceria da Aicita.
“É uma honra para a Aicita apoiar e divulgar uma ação tão importante para a proteção das mulheres. Agradecemos ao prefeito, primeira-dama, Fundo Social e Casa Rosa, em permitir que a gente participe e seja um agente multiplicador dessas ações”, disse Dionísio Ferreira Junior, diretor de Promoções & Eventos da Aicita, representando o presidente Juca Monte.
O diretor também agradeceu os que compareceram ao evento na tarde de segunda-feira (06/02/2024). Também presente a diretora Cristina Milanez Maeda, empresária do setor que compõe o público-alvo da ação.
Na abertura, a consultora da Aicita, Debora Giani, ressaltou que ações de acolhimento a mulheres em situação de violência em bares e restaurantes são extremamente necessárias exemplificando com o início do julgamento, no mesmo dia, do ex-jogador de futebol Daniel Alves, acusado de agressão sexual em Barcelona em dezembro de 2022.
Trabalho conjunto
O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, agradeceu a parceria. "A gente só consegue chegar nos comerciantes graças ao bom relacionamento com a Associação Comercial. A gente corrobora a mesma ideia. Obrigado pelo espaço e pelo trabalho conjunto que temos feito ao longo dos anos", frisou, ao lado da presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, que alertou os estabelecimentos sobre a importância de cumprir a lei.
A apresentação foi feita pela escrivã da Polícia Civil Angela Cristina Cristensen, participante do grupo de Enfrentamento e Combate à Violência de Itatiba.
Também presentes ao evento membros do Procon, que futuramente, fará a vistoria nos estabelecimentos, bem como a Guarda Municipal (GM) e a vereadora Leila Bedani, representando a Câmara Municipal de Itatiba.
Segurança e acolhimento
Este Protocolo tem como base as leis estaduais n° 17.621/2023 e 17.635/23, para garantia de segurança e acolhimento adequado às mulheres em situações de violência. A coordenação é da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher e estabelece um fluxo de ações em prol das vítimas.
Todas as informações estão reunidas no www.mulher.sp.gov.br/naosecale. Mais informações com a Casa Rosa-FSS, pelo 4534-5224.
Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita