Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Comerciantes aprovam Zona Azul solicitada pela Aicita na Prudente de Moraes

Proprietários de estabelecimentos situados na Avenida Prudente de Moraes estão satisfeitos com a extensão da Zona Azul para a referida via, resultado da solicitação feita pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) à Prefeitura de Itatiba. Com a chegada do estacionamento rotativo na região, também na Travessa Monsenhor Koly e Rua Soares Muniz, agora os clientes encontram vagas disponíveis. 

A cobrança entrará definitivamente em vigor no dia 22 de julho de 2019, mas a fase experimental começou no último dia 24. Após uma semana do início desta fase, comerciantes comentaram sobre a alteração. Vanderlei Miguel da Silva, membro do Conselho Consultivo da Aicita, e empresário com comércio na Prudente, sempre foi a favor da novidade e disse que a mudança foi sentida já na primeira semana orientativa. "Está uma maravilha! Fantástico! Melhorou 200% do que era", elogiou.

Segundo ele, haviam três questões que espantava o movimento na rua: pessoas que evitavam a via por ser muito estreita, sempre com carros estacionados nos dois lados; motoristas que desviavam e buscavam ruas alternativas para evitar o grande fluxo; e clientes que iam embora porque não havia local para estacionar. "Com a chegada dos parquímetros, temos espaço para os veículos transitarem. Tanto para os comerciantes quanto para a população ficou ótimo. Parece domingo de manhã! E vai melhorar ainda mais quando o semáforo for ativado", prevê, referindo-se à instalação na esquina da Av. Prudente de Moraes com a Alfredo Massaretti.

Mudança positiva

Marcia Momente Fascina, sócia-proprietária de um estabelecimento da via, está muito satisfeita com a implantação da Zona Azul. "A mudança é mais que positiva. Só fica insatisfeito quem tem a visão curta. É uma rua comercial que precisa destas vagas para os clientes. Já limpou a rua! Só paravam funcionários. Agora o cliente chega e estaciona. Antes, não tinha onde parar", contou.

Para aqueles que reclamam sobre o valor a ser investido na vaga, Marcia lembra que com apenas R$ 1 já se tem meia hora para uso. "Compensa pagar! Só a volta que fica dando para encontrar uma vaga já se gasta mais em gasolina. O custo-benefício é muito bom. Qualquer estacionamento particular é muito mais caro", observou.

Histórico

Há 14 meses, em maio de 2018, a Aicita recebeu em sua Sala de Cursos, no Edifício Inside Corporate, empresários da Prudente que debateram ideias para melhorar o trânsito local. Ainda foi comentado que, geralmente, quem trabalha em estabelecimento da zona tarifada, bem como os próprios funcionários de casas comerciais da avenida, tem o costume de estacionar o carro ali durante o horário comercial, tirando a vaga dos clientes.

Assim, é preciso que haja conscientização daqueles que buscam estacionar o carro em vias comerciais, para que não prejudiquem a movimentação. Afinal de contas, com um comércio fortalecido, toda a cidade ganha, como a Aicita sempre ressalta através da campanha institucional permanente Itatiba Eu Compro Aqui.

 Três meses depois, em agosto do último ano, tais comerciantes reuniram-se também na Aicita com membros do Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que comentaram sobre as alterações que seriam realizadas, atendendo ao pedido justificável. A principal medida teve início na última semana.

Zona Azul

Em recente reunião com a Aicita, o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, disse que atualmente há cerca de um terço de multas do total há três anos. A população já está se conscientizando sobre o uso correto, mas a maior parte das multas ainda é devido à falta de pagamento.

O usuário pode fazê-lo nos parquímetros tanto com moedas quanto com cartão recarregável e via aplicativo. Aquele que possui o cartão da Estapar, empresa administradora da Zona Azul, conta ainda com 15 minutos gratuitos diariamente – basta fazer uso desta opção diretamente no parquímetro. Em Itatiba, também há vagas específicas da Zona Branca, que permitem a parada rápida de até 15 minutos com o pisca-alerta acionado. Agora, a Prefeitura solicitou alteração de parte da penalização, dando livre-arbítrio para a regularização do pagamento do período utilizado em até 2h. A Estapar deve se manifestar no próximo mês.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita

tags: Zona Azul, Estapar, parquímetro, estacionamento rotativo, Prudente de Moraes, trânsito, solicitação



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

  • SOS - Cheque e documentos
  • Correios
  • Procon
  • Limpar seu nome
  • Lidando com cheques
CLIMA

COTAÇÃO ON LINE



Acesse www.impostometro.com.br e veja as arrecadações por estado ou município.
REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA