Notícias

  • Jun

    29

    2016

Cortella fala sobre a expectativa de palestrar em evento da Aicita; convites esgotados

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) realizará a esperada Palestra de Atualização Profissional nesta sexta-feira, dia 1º de julho de 2016, com apresentação do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. Será às 19h30, no salão social do Itatiba Esporte Clube (IEC). Os convites foram esgotados a três dias do evento, realizado em parceria com o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos e com apoio do Itatiba EC. A Aicita informa que o estacionamento do clube será destinado apenas aos sócios do mesmo.

Presente no ano passado com a palestra “Qual a tua obra?” em prol da Sociedade Itatibense para o Bem-Estar Social (Sibes), neste ano, Cortella está de volta e vai palestrar para mais de 800 pessoas sobre A Arte De Liderar – Cinco Competências Essenciais. Os tópicos desta palestra, voltada a pequenos e microempresários, gerentes, supervisores, coordenadores de área, profissionais das áreas de Recursos Humanos (RH) e Educação, são: Libertar a Mente, Elevar a Equipe, Recrear o Espírito, Inovar a Obra e Empreender o Futuro.

Liderança cotidiana

O palestrante concedeu entrevista por telefone no final da tarde de segunda-feira e falou sobre a expectativa para este evento. “Espero que o público seja capaz de entender a liderança como uma preocupação de fazer mais e melhor. É tomar decisão o tempo todo, uma ação cotidiana, que deve ser alimentada”, comentou Cortella.

“O líder precisa ter a noção de que liderar permite que ele não seja somente mais um número. É para pessoas inteligentes, nem sempre superiores. Ninguém lidera qualquer coisa. Por isso, deve-se preparar bem para ser um líder”, disse. Afinal, como destacou, todo líder sempre será liderado - se não for no âmbito profissional, poderá ser em outras esferas da vida.

Além do óbvio

Liderança é um tema em destaque atualmente, com muitos interessados em aprender a ser líder, não necessariamente no âmbito profissional, mas até mesmo líderes de si mesmo. Sobre este possível excesso de líderes, Cortella diz que o cenário é muito desejável. Com tantas pessoas tendo este sentimento de liderança, haveria aumento de conflitos; no entanto, o palestrante lembra que isso é positivo.

“O conflito é algo criativo; o negativo é o confronto. Com o conflito, é desenvolvida a ciência e se tem avanços em diversas ideias. Com o conflito, após ser apaziguado, se chega ao consenso”, observou.

Por fim, Cortella destacou que liderar é uma arte porque exige sensibilidade. “Não é somente um procedimento. Tal como a arte, a liderança vai além do óbvio, para fazer com que todos fiquem melhor do que estão”, comentou. 

Parceria Continuada

Esta palestra é uma das ações do Programa de Parceria Continuada, que está em seu quarto ano de realização. As empresas parceiras são: ARM Arquivos – Organização e Digitalização, Asometra – Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Ativa Telecom, Colégio Objetivo/Unip – Unidade Itatiba, Consulmark – Consultoria e Treinamentos, Extinfor Extintores, Fisk – Centro de Ensino, IMA – Referência em Diagnósticos por Imagem, Itapel – Soluções em Impressão, ITT – Itatiba Transporte e Turismo/TCI – Transporte Coletivo de Itatiba, Jornal de Itatiba-Diário, Megagen – Grupos Geradores, Placo Center Itatiba, Raízes – Homeopatia e Manipulação, Reinaldo Imóveis, Simões & Cabral Contábil, Solutudo – Soluções para Tudo, Top Clean – Lavanderia e Passadoria, Unimed Itatiba e Vilage – Marcas e Patentes.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita