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  • Jun

    06

    2017

Dia dos Namorados deve aquecer comércio itatibense

O Dia dos Namorados é a próxima data que deverá aquecer o comércio itatibense. Comemorada na segunda-feira 12 de junho, deve atrair muitos apaixonados às lojas, principalmente neste final de semana, véspera da comemoração, como de costume, e até no próprio dia.

Segundo pesquisa informal realizada pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), a expectativa dos comerciantes é de que as vendas tenham leve aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A boa expectativa de venda é reflexo de recuperação, já que, nos últimos dois anos, as vendas tiveram queda acentuada. Com a base de comparação baixa, o aumento é alto. A média em Itatiba chega a 12%.

Alencar Burti, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, diz que o recente anúncio de corte na taxa básica de juros pode influenciar o comportamento dos consumidores, levando-os às compras parceladas de produtos de maior valor. Contudo, as projeções estão dentro de um quadro de incertezas, em razão do agravamento da crise política, situação que pode minar ainda mais a confiança do consumidor.

Presentes

A média de valor do presente deve ficar entre R$ 80 e R$ 180, assim como foi o do Dia das Mães, celebrado em maio. Entre os presentes que devem ter maior procura estão: joias, relógios, sapatos, bolsas, além de perfumes, roupas e flores.

O amor pode custar caro para os brasileiros neste ano não só pelo quadro de crise, desemprego e instabilidade, mas também por altas cargas tributárias embutidas nos preços finais dos presentes. Elas podem superar a casa dos 50% do preço, como nos casos do champanhe (59,49%), do vinho (54,73%), da maquiagem (51,41%) e das joias (50,44%).

Os dados são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que encomendou levantamento para o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Para os “amantes à moda antiga”, as flores consomem 17,71% de impostos. Do preço final de um perfume importado, 79% são de tributos. Outras cargas tributárias que chamam a atenção são do telefone celular (38,9%) e dos óculos de sol (44,18%).

Campanha e atrativos

A Aicita ainda conta com a campanha permanente intitulada Itatiba Eu Compro Aqui, que visa a conscientização dos consumidores sobre a importância de comprar no comércio local, fortalecendo, assim, a economia do município.

É importante que o empresário estabeleça atrativos para que os clientes optem por realizar negócios com sua empresa. Não são apenas promoções: uma equipe treinada e engajada para melhorar atender e encantar ao cliente. Afinal, o vendedor é o elo entre a execução da compra e o cliente, que deve sentir-se único.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita