Notícias

  • Mar

    22

    2019

Em reunião na Aicita, Sabesp informa que obras na região central seguem até setembro

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) recebeu na tarde desta sexta-feira (22/03/19) empresários da área central para apresentação do projeto de execução de obras de substituição de rede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Dos mais de 200 convidados, 20 compareceram no Auditório Ivan Nunes Simões, no Ed. Inside Corporate, para saber mais sobre as obras de troca de tubulação que foram iniciadas em fevereiro e devem seguir até setembro, incluindo o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

“Uma obra que já era para ter sido feita há muito tempo na cidade e que, por diversos motivos, não aconteceu. Visa substituir redes da área central que estão acarretando em perda de cerca de 40% do que é distribuído. Essa obra tem que acontecer”, frisou o prefeito. Herminio Geromel Jr., secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, comentou que a nova rede, que substituirá a tubulação da década de 1930, terá durabilidade de 70 a 80 anos.

Segundo o presidente da Aicita, Helcio Monte Junior, os objetivos da reunião foram alcançados. “Está todo mundo imbuído para que a obra aconteça com o mínimo de transtorno em toda a área comercial da cidade e que seja rápida, fique bonita e que o pedestre também possa utilizar a calçada a contento. Será uma obra relativamente rápida, sem muito transtorno. Serão abertas pequenas valas que serão fechadas em seguida. A obra vai melhorar a qualidade da água, que não mais passará por canos antigos”, comentou Monte.

Dia das Mães

As obras vão englobar quase 5 mil m², abrangendo as ruas: Francisco Glicério, Quintino Bocaiúva, Marechal Deodoro, Rui Barbosa, Cel. Camilo Pires, Rangel Pestana, Dr. Aguiar Pupo e Florêncio Araújo. A engenheira civil Simone Lara Fatuch de Oliveira, fiscal da coordenadoria de empreendimentos nordeste da Sabesp, informou que a obra tem uma extensão de 6,5km de rede e pouco mais de 600 ligações de água. “Achei que os presentes entenderam bem a importância do assunto. É sempre bom a população estar sabendo o que está acontecendo”, comentou.

Há um cronograma prévio da obra dividido em quatro blocos. Para um deles, que contempla a Rua Francisco Glicério, estariam previstas interferências no período de maio, quando se comemora o Dia das Mães. Por esta ser a segunda data mais importante para o comércio, os empresários presentes solicitaram que haja alteração no cronograma ou que haja pausa na semana que antecede a data. A Sabesp concordou, dizendo ser possível atender ao pedido dos lojistas, que serão informados, via panfletos, conforme a obra avance para a região de cada um.

Passeio público

Após a conclusão da obra, a Prefeitura e a Sabesp realizarão a implementação de um calçamento totalmente novo e padronizado nessas áreas, com o ladrilho hidráulico de superfície antiderrapante, com baixa manutenção e que vai valorizar o ambiente. “Para deixar o piso definitivo, tem que se fazer os testes de estanqueidade da rede, a execução dos ramais e, posteriormente, fazer a reposição do pavimento retirado”, garantiu Wilson Stocco, gerente da Sabesp.

Também nesta reunião, foi comentada a implantação de microacessibilidade, abrigos novos de passageiros de ônibus, retirada de canteiros da Glicério (aguardando o licenciamento ambiental), colocação de lixeiras padronizadas – informação levada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Jorge Nicolau, e projeto-piloto de floresta urbana.

Da Sabesp, compareceram ainda Cleber Frank Eburneo, gerente do Setor Técnico de Itatiba, e Pablo Augusto Nobre, engenheiro das gerenciadoras. Da Aicita, também estiveram presentes o diretor de Relações Comerciais, Robson Ugliani, o conselheiro fiscal Irineu Magnusson e a conselheira consultiva Cristina Milanez Maeda.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita