Notícias

  • Mar

    07

    2017

Índices do SCPC continuam em queda

Assim como observado em janeiro, os índices do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) continuam em queda. Isso é o que mostra balanço de dados referentes ao movimento de fevereiro divulgado hoje (07/03/2017). Este será um ano de lenta recuperação da economia brasileira, ainda em crise.

A maior queda é do índice de cancelamentos. Em janeiro, foram 221; já no último mês, foram apenas 141 nomes excluídos da base de dados do SCPC. Assim, são 36,2% a menos, em comparação com o primeiro mês do ano, de pessoas que saíram da lista de devedores. Vale salientar que este mês tem menos dias úteis, além do Carnaval.

Registros

Se por um lado os cancelamentos tiveram queda, há de se comemorar também que, por outro, o número de registros não tenha aumentado. Isso mostra que há menos itatibenses entrando na lista de devedores. Em fevereiro, foram apenas 245, contra 279 em janeiro. A diferença é de 12,1% negativo. Ao compararmos o recém-divulgado dado com o de dezembro (315), a diferença aumenta: -22,2%.

No entanto, os comerciantes são incentivados a realizar a inclusão sempre que necessário, já que, com o CPF registrado no banco de dados do SCPC, o devedor fica com restrição no crediário em todo o território brasileiro.

Menos consultas

Por fim, em um mês marcado pela folia, as compras ficam em segundo plano. O Carnaval é um período fraco para o comerciante de maneira geral, visto que, nesta época, o brasileiro opta por investir em lazer e turismo. Este segundo mês do ano ainda carrega consigo parcelas de material escolar e impostos, como o IPVA, bem como a chegada do IPTU.

Em fevereiro, foram feitas 4.518 consultas, o equivalente a 9,18% a menos do que em janeiro (4.975). A Aicita lembra, no entanto, que esta queda vem acompanhada do maior uso dos cartões de crédito, débito e benefícios, não inseridos neste relatório, assim como o pagamento a vista.

As consultas são práticas importantes para se evitar a inadimplência. Por isso, a entidade reforça a necessidade de os lojistas consultarem o SCPC antes da aprovação de um novo cadastro, bem como a inclusão do nome de devedores, a fim de garantir um banco de dados sempre completo.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

DEZEMBRO

JANEIRO

FEVEREIRO

Consultas

5.645

4.975

4.518

Registros

315

279

245

Cancelamentos

332

227

141

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita