Notícias

  • Set

    06

    2023

Índices do SCPC da Aicita têm alta em agosto

Na contramão do último balanço, os três índices do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) tiveram alta. É o que mostram os números referentes ao mês de agosto, divulgados hoje (06/09/2023).

Os cancelamentos, por exemplo, que trazem os nomes retirados da lista de devedores do SCPC após quitação da dívida, tiveram aumento de 20,2% neste oitavo mês do ano. Passaram dos 158 em julho para 190 em agosto – o segundo melhor índice do ano todo, até então. O aumento também é observado na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram 159 exclusões. Neste comparativo, a diferença positiva é de 19,49%.

Dia dos Pais

As consultas voltaram a crescer, certamente com influência de uma forte data comercial: Dia dos Pais. O aumento foi de 5,78%, passando dos 3.822 de julho para 4.043 em agosto. Já em comparação com agosto de 2022, quando foram feitas 3.426 consultas no SCPC da Aicita, o total deste ano teve um aumento de 18%.

Neste ano, o segundo domingo de agosto foi dia 13 e campanha institucional permanente Itatiba Eu Compro Aqui incentivou esta movimentação na cidade diante da primeira data comemorativa do segundo semestre. Neste mês, celebramos no dia 15 o Dia do Cliente e os comerciantes podem aproveitar a data para realizar ações que movimentem as vendas. Já em outubro, outra forte data: o Dia das Crianças.

Confiança do empresário

A única alta não celebrada é a de inclusões. Passaram dos 177 em julho para 292 em agosto, resultando em aumento alarmante de 64,9%. Em âmbito nacional, o nível de endividamento e inadimplência entre os consumidores permanece elevado. No entanto, o início do processo de redução da Selic e das taxas de juros de mercado trouxe certo alívio.

Isso repercutiu no otimismo dos comerciantes de bens duráveis (eletroeletrônicos, móveis, decorações, cine/foto/som, materiais de construção e veículos), chegando a 105,3 pontos no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), elaborado pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O mesmo indicador que mede a visão do comerciante sobre o cenário atual traz aumento na intenção de contratar funcionários, de 0,7%, conforme o Diário do Comércio. “Esse movimento, mesmo com ajustes de sazonalidade, pode ser atribuído à aproximação de datas relevantes do calendário de vendas no varejo neste segundo semestre, ao alívio da renda vindo da inflação mais baixa e da resiliência do mercado de trabalho”, explica a economista responsável pelo Icec, Izis Ferreira.

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Imagem: Divulgação/Aicita

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

JUNHO

JULHO

AGOSTO

Consultas

4.032

3.822

4.043

Registros

296

177

292

Cancelamentos

178

158

190