Notícias

  • Out

    21

    2020

Na Fase Verde, Aicita reitera importância do cumprimento de medidas sanitárias no comércio

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) reitera a importância de os comerciantes seguirem as recomendações do novo decreto, agora que o município está na Fase Verde do Plano São Paulo contra a Covid-19, o coronavírus, incluindo as medidas sanitárias.

As novas regras do Plano de Flexibilização Responsável da Prefeitura de Itatiba estabelecem que comércios e restaurantes poderão aumentar em 20% a capacidade de atendimento. Supermercados com área de circulação superior a mil m² e academias deverão cumprir distanciamento mínimo de uma pessoa para cada 10m².

Já os estabelecimentos destinados a prática de esportes coletivos poderão realizar duas locações de quadra por dia com intervalo mínimo de 1h. Modalidades coletivas de dança de salão e artes marciais podem retomar obedecendo regras do protocolo. Cultos e cerimônias religiosas poderão ter até 60% da capacidade. Tudo consta em decreto nº 7.436, datado de 14 de outubro de 2020 e publicado no último sábado, dia 17, na Imprensa Oficial. Para o setor de buffets e eventos, continuam valendo protocolos estabelecidos anteriormente.

Reunião

Na última semana, foi realizada reunião na Prefeitura de Itatiba, solicitada pela Aicita, sobre a atualização das orientações necessárias ao comércio diante da nova realidade. Encontro teve a presença de Rosângela Zabaleta, responsável pela Vigilância Sanitária de Itatiba; Rafael Vinicius Braga, fiscal do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social; e Narjara Calheirani, fiscal de Saúde. Estiveram os diretores da Aicita Antônio Ferreira Dionísio Junior e Nelson Bolsonaro Jr., acompanhados da executiva Sandra Bredariol Jericó.

Reforça-se que, mesmo na Zona Verde, tem que ter o controle, pois a luta contra a Covid-19 continua. Afinal, a Fase Verde é uma das etapas - a mais flexível, porém ainda com restrições - da pandemia, que não zerou. É importante manter rigorosamente os protocolos de segurança para que não haja retrocesso nessa retomada. Embora a maioria do comércio esteja agindo de maneira adequada, ainda há aqueles que teimam em não seguir as regras. Pede-se a colaboração de todos.

Com segurança

A Aicita reitera a posição de apoio ao comércio seguro, que cumpre as regras e cuida para que clientes e funcionários tenham acesso a um ambiente saudável, tendo inclusive adaptado sua campanha institucional permanente para Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui, destacada principalmente nas redes sociais.

O uso de máscara continua obrigatório – todos os estabelecimentos devem afixar cartaz do governo do Estado sobre tal obrigatoriedade, sendo passível de multa para quem não o fizer. O cartaz está disponível em www.aicita.com.br/mascara.

A Aicita também apoia o Loja+Segura, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) que aborda as medidas que devem ser tomadas em relação aos gestores, funcionários, clientes e ao ambiente, permitindo que também o cliente perceba este cuidado e sinta-se seguro em frequentar o estabelecimento. A cartilha pode ser baixada no www.aicita.com.br/lojasegura.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Imagem: Aicita