Notícias

  • Out

    15

    2015

Nici vira caso de sucesso para implantação de núcleo na capital

O Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Itatiba (Nici), da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), foi o destaque de evento de lançamento do Programa Empreender Núcleo de Imobiliárias e Corretores da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo. O evento, em parceria com Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP, 2ª Região) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi realizado na manhã do dia 6 de outubro de 2015.

Este evento contou com a participação de Reinaldo Albino, diretor da Aicita e membro do Nici; José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP; e Luiz Alberto Pereira da Silva, diretor-superintendente da Distrital Centro. “Agradeço a oportunidade de poder apresentar nossa Associação de Itatiba, que acabou de completar 46 anos, e elogiar o trabalho do Viana, pois sou testemunha do esforço que tem feito para defender a categoria, batalhando não só no Congresso Nacional, mas também por todo o interior paulista”, disse o diretor da Aicita.

Trabalho e relacionamento

Suellen Oliveira, agente do Empreender da ACSP, convidou a consultora do Nici, Débora Giani, para explanar sobre a história de sucesso de implantação do Núcleo em Itatiba, que completará dez anos em 2016. Débora frisou que o Núcleo de Imobiliárias depende de empresários que queiram fazer diferente e de corretores trabalharem com ética. “O segredo é ter boa vontade, trabalhar com ética, com profissionalismo, querer fazer coisas em conjunto – que traz muito resultado e muita representatividade para chegar onde nosso núcleo está, que recebeu verba do Sebrae Nacional para realizar grande parte das ações por meio do Empreender Competitivo”.

A exemplo disso, neste último projeto, que teve duração de dois anos completados em agosto, houve o investimento de R$ 150 mil, sendo 50% do Sebrae e 50% do Núcleo, formado por 12 empresas: D&A Consultoria Imobiliária, Edwal Penteado Negócios Imobiliários, Evolução Negócios Imobiliários, Gildo Milanez, Imobiliária Assahi, Nallin, Reinaldo Imóveis, RGR, Samira Imóveis, Terracima Negócios Imobiliários, Unika Imóveis e Viana Imóveis.

Débora também frisou que é preciso investimento. “Temos ações de capacitação, brindes de final de ano e fazemos tudo em conjunto. O relacionamento que se cria é fundamental para que perdure com resultado positivo. É o propósito da associação e do nosso corporativismo. Mas nada acontece se não tiver gente forte e que quer realizar. O trabalho tem que ser feito com seriedade. É daí que começa tudo, com disposição para fazer a coisa acontecer”, completou Débora.

Depoimentos

Em seguida, os membros do Nici/Aicita presentes à reunião foram convidados a contar o que o Empreender mudou no dia-a-dia de cada um. Confira as respostas.

  • Benedito Justino: “Participo desde a fundação do Núcleo em eventos, reuniões mensais, trabalhos em feiras, congressos, são muitas ações. Essa participação abriu oportunidade de nos envolvermos com o que está acontecendo com a cidade. Destaco, principalmente, os corretores unidos, fazendo parcerias. Este é o intuito”.
  • Dagmar Viana, da Viana Imóveis e assessor-distrital do Creci: “O mais importante é essa integração, porque corretor é doido para ser inimigo (risos) e hoje somos amigos, discutimos várias situações e temos bastante contato. Com esta união, somos em cerca de 60 corretores e também conseguimos empreendimentos grandes, com o potencial das grande imobiliárias. Afinal, quem vende o imóvel é o corretor do município. Os consumidores estão enxergando isso e proporcionando essa parceria com a gente. Isso é muito importante para as imobiliárias de pequeno porte poderem sobreviver a este mercado”.
  • Daysi Penteado, da D&A Consultoria Imobiliária e delegada do Creci: “Os maiores ganhos são a credibilidade e a responsabilidade. Todos buscam uma melhora no faturamento, mas temos uma parceria e quando citamos a Associação Comercial e o Sebrae, temos vantagem. Hoje este mercado que tem muitos ‘pseudos-corretores’. Citar a parceria, além de elevar os corretores, agrega a nossa vida”.
  • Nei Contesini, da Unika Imóveis: “Sou proprietário de uma imobiliária que começou com dois corretores e hoje contamos com oito. Nossos corretores são treinados, tivemos até curso de CorewDraw para fazer os próprios anúncios e não depender de agência de propaganda. Conquistamos amizade, parceria, ética e tivemos mudança no faturamento, crescemos bastante”.
  • Raquel Fávaro, responsável pelo Posto do Creci na Aicita: “A implantação do Posto foi uma das primeiras ações do Empreender. A ideia era justamente auxiliar corretores e imobiliárias da cidade e, principalmente, facilitar a vida das pessoas que estão dentro do projeto. Nos nove meses de 2015, fizemos 600 atendimentos no Posto, auxiliados pela Delegacia de Jundiaí. Auxiliamos a população, orientamos como se formar corretores, pois há uma busca constante para esta informação, e, em especial, tratamos com carinho nossos corretores dentro do núcleo”.
  • Reinaldo Albino, da Reinaldo Imóveis e sub-delegado do Creci: “O Empreender agregou bastante valor na questão da nossa união, pois hoje compartilhamos vários eventos. Dentro do Núcleo, temos comissões de ética e, para nós, é muito gratificante. Foi uma revolução na cidade. Agradecemos a Aicita que abriu as portas para o Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Itatiba”.
  • Sandra Bredariol Jericó, executiva da Aicita: “O Empreender fortalece a Associação porque aproxima os empresários da entidade. O fundamental é a participação dos empresários para que o núcleo se estabeleça e atue positivamente. O Nici é o nosso orgulho, pois há uma parceria gratificante, principalmente pelo fortalecimento de ter o Creci dentro da Associação”.


Para conferir a apresentação, basta assistir o vídeo disponível no blog da ACSP clicando aqui

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos