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  • Mar

    17

    2015

Palestra do Café de Negócios ressalta Estratégia da Marca


A palestra foi ministrada por Mariana Costa, do Sebrae-SP

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) promoveu na última terça-feira, dia 17, o sexto e último Café de Negócios do segundo ano da Parceria Continuada, que integra as empresas Asometra, Bradesco, Café Itatibense, Centrográfica, IMA, Vaccini, Objetivo, Consulmark, Raízes, Fisk, Gebram, Itapel, Itatibatur, Jornal de Itatiba-Diário, Megagen; Placo Center; Proinvest; Reinaldo Imóveis; Simões & Cabral; Spazio; Syshelp; Unimed; Via Florenza; e Vilage.

O evento, realizado no Salão de Cursos da Aicita, reuniu diversos empresários que acompanharam a palestra sobre Estratégia da Marca, ministrada por Mariana Costa, que é consultora de Negócios, Serviços e Turismo do Sebrae-SP. Mariana apresentou que as empresas precisam ter definida a proposta de valor, que é a ideia central que guia a construção de uma marca, indicando como ela deve ser percebida pelos públicos internos (colaboradores) e externos (clientes). Esta proposta de valor é a referência para a definição da experiência de marca.

Posicionamento

A marca é a soma dinâmica de todos os pontos de contato de uma empresa com todos os seus públicos. Como pontos de contato estão: campanhas publicitárias, site, logomarca, informação da imprensa, treinamento dos funcionários, ações de responsabilidade social, preço, experiência de uso dos produtos, ponto de venda, patrocínios e atendimento em todos os canais.  

Para ter tudo bem definido, a indicação é que as empresas tenham um brand book, uma espécie de manual com orientações da empresa, seja de posicionamento de objetos na loja física, como deve ser grafado o nome, impresso o logo e ícones, a paleta de cores e até o tom de voz ao falar com clientes.

Por fim, Mariana apresentou seis possíveis formas de começar o posicionamento da marca: oferecendo o melhor preço; melhor produto ou serviço; serviços de valor agregado; facilidade de acesso; e experiências memoráveis. “Seja qual for a escolha, honrar com a promessa é uma responsabilidade que o empreendedor deve entender. A continuidade da marca depende fortemente tanto da maneira como a marca é formulada e comunicada quanto da forma como é recebida e julgada pelos públicos que sustentarão ou não a imagem da sua marca no mercado”, concluiu a consultora.

Público

Para o público, o evento é sucesso. “Adorei a palestra. As que vocês trazem são sempre muito boas e acrescentam novos conhecimentos. Por isso que faço questão de ser uma parceira. Agrega como empresa, como pessoa, e creio que também para nossos clientes”, comentou Mariana Marchesin Bisetto.

Sabrina Bueno Fernandes também elogiou a iniciativa. “Achei bem interessante, pos atende muito bem ao momento que estamos passando de crise econômica atual; isso é para vermos no que podemos melhorar para impulsionar as vendas e até mesmo ser renovador, fazer o diferente, que hoje nosso concorrente não faz”, disse Sabrina.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita

 


Após a palestra, os participantes partiram para a realização de networking