Notícias

  • Dez

    02

    2015

Participantes lotam Salão da Aicita no último Café de Negócios de 2015

Nesta manhã (02/12/15), o Salão de Cursos da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) foi lotado pelos participantes da quarta edição do Café de Negócios de 2015, uma ação do Programa de Parceria Continuada que conta com as empresas ARM Arquivos, Asometra, Consulmark, Fisk, IMA, Itapel, Itatibatur, Jornal de Itatiba-Diário, Megagen, Colégio Objetivo Itatiba, Placo Center Itatiba, Raízes, Reinaldo Imóveis, Simões & Cabral Contábil, Unimed Itatiba, Vaccini e Vilage.

Ao final deste encontro, os participantes puderam realizar a expansão de network e a troca de cartões de visitas. O próximo encontro será realizado logo nos primeiros meses de 2016.

Liderança

O Café de Negócios de hoje recebeu como palestrante a psicóloga Carmen Vera Rodrigues de Souza que fez uma apresentação sobre o tema Coaching – A Principal Ferramenta Dos Líderes De Sucesso. Carmen iniciou lembrando aos participantes qual o papel do líder, que sempre é identificado pela capacidade de influenciar pessoas (consciente ou inconscientemente) a desenvolver comportamentos que irão contribuir para um objetivo comum.

Segundo Carmen, o líder exerce este papel dentro e fora da empresa, 24h por dia, sete dias por semanas, ou seja, pelo comportamento constante. Deve-se tomar cuidado ao se expor, pois o foco do líder tem que ser sempre a equipe.

Motivação

A psicóloga também mostrou que a chave da motivação é permitir que as pessoas cresçam e cuidar para que isso aconteça. “Aí é que entra o líder coaching, que visa a pessoa e o resultado da equipe. É preciso deixar a briga de vaidade entre líderes de lado, para que toda a equipe busque o mesmo que os próprios líderes”, frisou a palestrante.  

Com exemplos incluindo o criador do termo coaching, Tim Galwey, e especialistas como Joseph O’Connor, Carmen mostrou que o líder coaching, ao invés de exibir conhecimentos, faz perguntas para que o liderado possa aprender livremente. “Deve-se extrair as consequências fazendo perguntas poderosas, que levem para o futuro – e não que tragam problemas do passado. Assim, a mente não fica presa nos julgamentos”, citou, e o trabalho flui. Após citar que o líder não deve “delargar”, mas sim delegar, concluiu com um recado aos presentes: “Experimente focar nas pessoas e você vai se surpreender com os resultados”.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos