Notícias

  • Nov

    04

    2016

Registros no SCPC aumentam em outubro visando quitação de débitos neste mês

O balanço de outubro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgado hoje (04/11/16) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), traz aumento considerável de inclusão de nomes no banco de dados. Os comerciantes de Itatiba registraram 469 inadimplentes em outubro, contra 295 em setembro. De um mês para o outro, o aumento foi de 58,9%.

Já em comparação com o mesmo período do último ano, houve diminuição de 36,1% nos registros, quando outubro atingiu a marca de 735. O número do último ano é justificado pela época da realização do Acertando Suas Contas, ação promovida aos associados pela Aicita junto com a Boa Vista Serviços (BVS), administradora do SCPC. A época, no entanto, é propícia para a inclusão dos nomes, para que a quitação das dívidas seja realizada antes do Natal.

Cancelamentos e consultas

Outro índice que diminuiu foi o de cancelamentos. Foram 201 exclusões em outubro, contra 238 em setembro. A diferença é de 15,5%. Acompanhando as diminuições, apesar de ínfima, também houve queda no total de consultas ao SCPC. A diferença foi de 0,83% entre o nono mês do ano, com 5.140 consultas, e outubro, com 5.097.

O não crescimento das consultas se deve à tendência natural de crescimento das vendas através dos cartões de crédito e benefícios. Neste caso, a responsabilidade do pagamento para o comerciante passa a ser da empresa do cartão de crédito. Também não são contabilizadas neste índice as vendas com pagamento a vista em dinheiro ou através dos cartões de débito.

Novembro

Mesmo com este comportamento, para este mês, a expectativa é de aumento das exclusões e nas consultas. Afinal, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, obrigatória até dia 30, é esperado que os inadimplentes quitem suas dívidas a fim de ficarem com o nome limpo para as compras de fim de ano. Aqueles que estão com as contas em dia, já iniciam a caça pelos presentes de Natal, que deve ser melhor que o do último ano.

Para os comerciantes do setor de brinquedos, por exemplo, a venda do Dia das Crianças, comemorado em outubro, é um espelho do movimento natalino. Como neste ano em Itatiba houve aumento de, em média, 13%, mesmo que os consumidores segurem os gastos, não vão deixar de comprar presente para as crianças. O crescimento também é esperado nos demais setores do comércio.

 

Movimento do SCPC em Itatiba

Indicador

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Consultas

5.714

5.140

5.097

Registros

276

295

469

Cancelamentos

295

238

201

Texto: Tatiana Petti/Aicita