Notícias

  • Out

    11

    2016

Sonho é principal temática de palestra comemorativa

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) comemorou o Dia da Secretária, em 30 de setembro de 2016, com a Palestra A Lenda do Sapato Vermelho, realizada na Sala de Cursos, que fica no Edifício Inside Corporate. A palestrante foi a psicoterapeuta Tais Boza, especialista em Programação Neurolinguística (PNL) e Técnicas de Libertação Emocional (EFT), que também realiza treinamentos pessoais e empresariais.

A Lenda do Sapato Vermelho é um conto europeu, com uma final surpreendente e cheio de interpretações. Fala de uma menina que tinha a fonte de felicidade dela: os sapatos. “Fazia as coisas que eram importantes para ela com uma capacidade criativa que todos têm. Muitas vezes temos um problema, não sabemos como resolver e este lado criativo traz uma solução surpreendente e faz com que aflore outras potencialidades. Não podemos deixar isso de lado. Mas, muitas vezes, fica acobertado quando compramos o sonho do outro”, alertou a psicoterapeuta.

Cilada

Tais reforçou que o fato de se abandonar o que quer em troca do que o outro acha importante é uma grande cilada na vida, assim como na história. “Conviver com pessoas que compram o sonho dos outros, que aceitam tudo, é fácil. Mas será que essa pessoa está realmente feliz? Será que veio para este mundo realmente para viver? E os sonhos dela, onde ficam? Muitas vezes, a pessoa nem tem consciência de que o sonho não é dela, não se questiona sobre o seu desejo e segue um padrão sem saber porque o faz”, contou a palestrante.

Por diversos momentos, a mente humana prepara ciladas, como o desejo de voltar para um momento em que se foi feliz, tentando resgatar o passado e alguma situação antiga. “Mas as coisas não voltam a ser como eram porque todos mudam, se desenvolvem. Buscar referências do passado é uma cilada da vida”.

Dicas

Depois dessas e de outras interpretações, Tais apresentou dicas para realizar o sonho: não se deixe aprisionar pelo passado, faça um planejamento, não se compare, acredite na sua capacidade de superar obstáculos, não se lamente, acredite nas experiências, entre em contato com a essência do que está buscando, abra a mente para novos pontos de vista e cuide da sua autoestima.

Dinâmica

Após desvendar significados da lenda, Tais propôs uma dinâmica com bexigas coloridas. Ao enxerem, os mais de 40 participantes deviam imaginar que estavam colocando o próprio sonho dentro do balão.

Conforme a dinâmica acontecia, uns tinham que entregar o balão para outros, que acabaram ficando com vários ao mesmo tempo, tornando extremamente difícil o ato de manter todos no ar sem cair. Assim, entende-se que cada um deve cuidar do próprio sonho, não o abandonando e acumulando o de outras pessoas.

Resgates

O evento foi elogiado pelos participantes. “Achei muito legal porque é uma comemoração que normalmente não é lembrada; quando acontece, é através de um parabéns e é interessante sair do ambiente para comemorar. É válido também porque é uma forma de conhecer pessoas, trocar informações e experiências”, disse Monica Cabral Passos, que também comentou a palestra. “O conteúdo também foi mais do que válido, porque estou vivendo um sonho que agora virou uma meta. Veio de encontro ao que realmente eu estava buscando”, acrescentou Monica.

“Você sempre resgata alguma coisa. Sempre aprende com as histórias. Gostei da dinâmica, todo mundo relaxou e acho que tem que ser assim mesmo, tem que ter uma atividade porque, afinal, você vem para trocar experiências”, opinou Denise Rossi, que também esteve presente nesta comemoração.

 

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos