Notícias

  • Jul

    04

    2016

Sucesso marca evento da Aicita com palestra do Cortella para mais de 800 pessoas

Mais de 800 pessoas estiveram na noite da última sexta-feira (1º de julho de 2016) no Itatiba Esporte Clube para conferir a Palestra de Atualização Profissional da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), um evento do Programa de Parceria Continuada, que está em seu quarto ano de realização. O palestrante foi o prof. Mario Sergio Cortella, que trouxe o tema A Arte De Liderar – Cinco Competências Essenciais.

As competências citadas foram: libertar a mente, elevar a equipe, recrear o espírito, inovar a obra e empreender o futuro. Cortella realizou uma aula expositiva. Como ele próprio definiu, fez “uma coisa antiga, mas que não é velha”. Com certeza, dá certo, já que o público, que riu e se divertiu por diversas vezes, mal percebeu que ficou 90 minutos olhando para o palco e adquirindo aprendizado.

Excelência em liderança

Um dos primeiros ensinamentos da noite foi que admitir não saber algo é sinal de inteligência e humildade com disposição para aprender. Todos estavam lá justamente para isso e ouviram atentamente as reflexões felizes com seriedade; pois o antônimo de seriedade não é tristeza, mas descompromisso.

Cortella mostrou que um líder precisa deixar o óbvio, que nada mais é do que a manutenção do possível. Ter capricho, por exemplo, é sair do óbvio. Exemplificando, disse que “pobre que vive na roça tem roupa ‘de ver Deus’, aquela limpa, que põe no sol para quarar”. Isso, nada mais é do que “fazer o seu melhor na condição que você tem enquanto não tem condição de fazer melhor ainda”.

Liderança, por sua vez, não é cargo, é função. Enfatizou que todos devem lembrar que a liderança é um serviço, a tentativa de usar o poder para servir – e não para se servir. “O chefe é aquele a quem se obedece; o líder é admirado e seguido. Elogie em público e corrija em particular. Um líder orienta sem ofender e ensina sem humilhar”, lembrou.

Em meio a diversos outros exemplos, ensinou que é preciso ter coragem e aproveitar a ocasião, pois “o cavalo não passa arreado duas vezes para o mesmo peão”. Por fim, o líder deve manter uma busca constante pela excelência, já que ela não é alcançável. “A excelência não é um lugar aonde você chega, é como o horizonte: você se aproxima e ele se afasta, sucessivamente. A excelência é aquilo que faz com que você continue procurando pelo que é melhor, ao invés de se contentar com o possível”, declarou.

Terminou parafraseando parte da canção Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, composta por Geraldo Vandré na década de 60, com “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, sendo aplaudido em pé.

Autógrafos e fotos

Associada à Aicita, a Livraria Toque De Letras esteve presente com 20 opções de títulos do Cortella. Muitos interessados realizaram a compra de livros e, ao final da palestra, pegaram fila para receber o autógrafo. Fato interessante é que o palestrante escreve sempre a mesma única palavra de acordo com o livro, de incentivo ao leitor, junto a seu autógrafo.

 Fotos também foram liberadas e muitos aproveitaram a oportunidade. O tamanho da fila não desanimava os presentes; pelo contrário, muitos se sentiram honrados em ver que o palestrante se dispôs a receber o público. Em pouco mais de uma hora, todos foram atendidos.

Público extasiado

O casal Marcela e Ricardo Pellizzer estava nesta fila de pessoas extasiadas. “Meu marido viu sobre a palestra de liderança e ele queria adquirir maiores conhecimentos. Como já o conhecemos de livros e outras palestras em redes sociais, achamos que valeria a pena. E valeu mesmo, foi muito bom”, disse Marcela. “As cinco dicas do líder que ele deu ao final, bem como os exemplos que ele dá o tempo todo, foram enriquecedores”, completou.

 Um dos mais jovens na plateia era Murilo Pedroso, de 14 anos. “Adorei! Todo dia quando vou para a escola ouço ele na CBN e gosto das coisas que ele fala e da reflexão que ele faz”, disse Murilo, que está no nono ano do Ensino Fundamental.  Murilo já sai à frente dos colegas, já que a maioria não conhece Cortella. “A palestra foi bem interessante e vai me ajudar bastante nesta parte de liderança. Já dá para aplicar na minha vida essas coisas que fala, além das brincadeiras que faz durante a palestra, que ajudam a descontrair”, contou o jovem.

 A mãe, Nilcemara Pedroso, fica orgulhosa. “No ano passado, Murilo foi na palestra com o pai e eles voltaram encantados. Aí eu disse ‘neste ano, quem vai sou eu’. E é excelente. Como ele disse, a gente ouve sempre, gosta, acompanha o trabalho, mas ao vivo é melhor”, avaliou Nilcemara.

Parceria

Realizado em parceria com o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos e com apoio do Itatiba EC, o evento foi uma das ações do Programa de Parceria Continuada, cujas empresas integrantes são: ARM Arquivos, Asometra, Ativa Telecom, Colégio Objetivo/Unip, Consulmark, Extinfor Extintores, Fisk, IMA, Itapel, ITT/TCI, Jornal de Itatiba, Megagen, Placo Center, Raízes, Reinaldo Imóveis, Simões & Cabral, Solutudo, Top Clean, Unimed Itatiba e Vilage. O evento também contou com uma ambulância de plantão da Unimed Itatiba. O público ainda foi contemplado com um bloco de notas e uma caneta da Parceria Continuada.

Texto e fotos: Tatiana Petti/Aicita


Galeria de fotos