Notícias

  • Dez

    27

    2011
Foto

Vendas de Natal ficam abaixo das expectativas dos lojistas

As vendas de Natal deste ano não atingiram a previsão do comércio de Itatiba, que aguardava um incremento entre 6% e 10%, em média, no faturamento. Devido à base forte de comparação – o Natal 2010 (considerado um dos melhores dos últimos 10 anos) –, boa parte dos lojistas registrou queda nos negócios.

Conforme uma sondagem informal realizada pela AICITA (Associação Industrial e Comercial de Itatiba), o nível alto de endividamento dos consumidores e o aumento da inadimplência acabaram refletindo no comércio local. Neste sentido, o 13º salário foi utilizado em grande parte para o pagamento das dívidas e não para as compras de Natal.

Prova disso é que aumentaram os cancelamentos de débitos no banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Entre os dias 1 e 24 de dezembro, foram feitas 863 exclusões do sistema contra 538 inclusões.

Outro fator é que o consumidor tem estado cauteloso por conta da incerteza do cenário econômico externo. Assim, a perspectiva de a crise gerar alteração no emprego pode ter contribuído para que as pessoas gastassem menos este ano. Agora, a expectativa é de que o comércio intensifique as liquidações, já que os níveis de estoque estão acima do esperado.

Vendas

Apesar do resultado fraco, o movimento foi maior nos estabelecimentos nos dias que antecederam o Natal, principalmente porque uma parcela dos consumidores deixou as compras dos presentes para a última hora.

Entre os itens mais vendidos estão: perfumaria e cosméticos; roupas, calçados e acessórios; eletroeletrônicos e eletrodomésticos; celulares; brinquedos; além de joias e relógios.

Ao longo desta semana, quando as trocas costumam movimentar os estabelecimentos, os lojistas esperam realizar novas vendas, inclusive por conta da proximidade do Réveillon.