Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Acesso restrito)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Enquete
  • Webmail
Rua Cel. Camilo Pires, 230, Centro | Itatiba/SP - (11) 4534-7899

Visando resgatar valores de cidadania, Aicita e Facesp entregam bandeira à escola itatibense

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), em conjunto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizou no último dia 19, Dia da Bandeira, a entrega deste símbolo nacional junto a um CD com os hinos da Bandeira e do Brasil à Emeb Profa. Guiomar Almeida Ciarbello, após indicação da Secretaria Municipal da Educação.

Esta entrega foi um ato simbólico de continuidade do que teve início no 16º Congresso da Facesp, um manifesto sobre o atual momento do Brasil junto com as mais de 400 entidades filiadas, incluindo a Aicita. Intitulado Carta de Guarujá, município onde este evento foi realizado no início do mês, o texto lista 12 pontos considerados essenciais “para que o povo brasileiro possa recuperar sua autoestima e o País volte ao caminho do desenvolvimento”.

Moralidade

Segundo a carta, o Brasil nunca precisou tanto de um choque de moralidade e gestão. Entre os pontos elencados, é citado que “o governo brasileiro tem que se comportar de acordo com a nossa realidade, coibindo o eterno festival de gastança inconsequente”. Este documento representa a contribuição da Facesp à sociedade brasileira. No congresso, foi lido para mais de 1,3 mil participantes.

Agora, com o objetivo de recuperar os princípios básicos de Ordem e Progresso, fez a entrega do símbolo da Pátria, a fim de ser este um marco para a reconstrução moral do País, reacendendo nosso civismo e retomando nossos valores. Uma instituição de ensino foi escolhida por acreditar que a educação é o passo inicial para a retomada de uma sociedade mais justa. “Que esta bandeira nos ajude a resgatar os valores de cidadania de nossos jovens, semeando um futuro consciente e ético”, disse o presidente da Aicita, Helcio Monte Jr.

Despertar o respeito

A entrega ocorreu na manhã do Dia da Bandeira. “Isso eleva a autoestima da escola e deles também. Todas as segundas, cantamos o Hino Nacional e o Hino de Itatiba, assim como próximo das datas pátrias, como o Dia da Independência. No currículo da disciplina de História, há esta questão de trabalhar a parte cívica”, comentou a diretora da Emeb Guiomar, Andreia Pereira Barbosa Zambonini.

Representando os alunos desta escola, receberam a bandeira cinco dos dez membros do Grêmio Estudantil: Alisson Soares da Silva (13 anos), Camila Ribeiro (13), Douglas Vinicius da Costa Bezerra (14), Mayara Evangelista Santos (13) e Thais Cristina Santos da Silva (14).

O prof. de História Rafael Salamon disse que os símbolos nacionais são abordados tanto na Independência quando se fala na formação do Estado Nacional. “A gente aborda símbolos cívicos e como eles aglutinaram a identidade nacional”. No entanto, Salamon afirmou que é preciso despertar mais o respeito pelos símbolos nacionais. “O que falta mesmo é reconhecer o valor do símbolo. Por outro lado, a gente tenta trabalhar a criticidade, ver como eles foram feitos, a quais interesses serviam e porque tem que se respeitar. Mas falta um pouco disso em muitos alunos. É uma questão de disciplina e respeito, e é o nosso papel ensinar para eles”, reconheceu o professor.

 

Texto e foto: Tatiana Petti/Aicita

tags: dia da bandeira, facesp, civismo, emeb guiomar, entrega



<< Voltar

CERTIFICADO DIGITAL

PARCEIROS

UTILIDADE PÚBLICA

CLIMA

COTAÇÕES ON LINE

REDE SOCIAL

Associação Industrial e Comercial de Itatiba
  • 11 4534-7899
Associação Industrial e Comercial de Itatiba
Rua Cel. Camilo Pires, 230 - Centro | Itatiba/SP
comercial@aicita.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA